- TNSC
- OPArt
- QUEM SOMOS
- ORGÃOS SOCIAIS
- DOCUMENTOS LEGAIS
- PROTEÇÃO DE PARENTALIDADE
- REGULAMENTO DE PREVENÇÃO E COMBATE AO BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS E AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO
- REGULAMENTO ÉTICA E CONDUTA IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO
- PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO E NÃO DISCRIMINAÇÃO
- PLANO PARA A IGUALDADE 2022
- PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO 2021
- RELATÓRIO ANUAL PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO 2022
- REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DE CORREIO ELETRÓNICO
- TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
- ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
- CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
- QUEM SOMOS
- PRODUÇÕES PARA ALUGUER
- CENTRO HISTÓRICO
- ORGANISMOS ASSOCIADOS
- CONTACTOS
- OPArt
- PROGRAMAÇÃO
- São Carlos no Millennium Festival ao Largo 2024
- TEMPORADAS ANTERIORES
- TEMPORADA 2023-2024
- TEMPORADA 2022—2023
- TEMPORADA JAN JUN 2022
- TEMPORADA SET DEZ 2021
- TEMPORADA 2020 2021
- PROGRAMAÇÃO SETEMBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO OUTUBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2021
- PROGRAMAÇÃO FEVEREIRO 2021
- PROGRAMAÇÃO MARÇO 2021
- PROGRAMAÇÃO ABRIL 2021
- Programação MAIO 2021
- São Carlos Volta a Sua Casa
- Transmissões online
- Concerto 5.09.2020 — ONLINE A 29 JAN, 21h
- La Wally 14.10.2020 — ONLINE A 31 JAN, 16h
- Concerto 12.09.2020 — ONLINE A 5 FEV, 21h
- Concerto 14.01.2021 — ONLINE A 7 FEV, 16h
- Concerto 28.06.2020 — ONLINE A 12 FEV, 21h
- Concerto 14.07.2020 — ONLINE A 14 FEV, 16h
- Concerto 23.12.2020 — ONLINE A 19 FEV, 21h
- Maria Stuarda 29.1.2020 — ONLINE A 21 FEV, 16h
- Concerto 22.9.2018 — ONLINE A 26 FEV, 21h
- La Traviata 14.06.2018 — ONLINE A 28 FEV, 16h
- Recital de Canto e Piano — ONLINE A 5 MAR, 21h
- Entrudo o Vento Levou — ONLINE A 7 MAR, 16h
- Um Cancioneiro I — ONLINE A 12 MAR, 21H
- Entrudo o Vento Levou — ONLINE A 14 MAR, 16H
- No Meu Baú
- Bocas e Cenas
- ABC… Compositores!
- Transmissões online
- Festival CriaSons 2020
- Temporada 2019 2020
- Devolver Confiança
- o que é que a ópera tem
- #SãoCarlosEmSuaCasa
- GALA DE ÓPERA 26 e 28 JUNHO 2020
- CONCERTO DE CÂMARA 10 JUNHO 2020
- Temporada Lírica 2019 2020
- Temporada Sinfónica 2019 2020
- Temporada de Câmara 2019 2020
- Temporada de Câmara Foyer 2019 2020
- Temporada Famílias 2019 2020
- Festival Antena2
- Portugal Entra Em Cena
- Temporada 2018-2019
- TEMPORADA 2017 2018
- TEMPORADA 2016 2017
- TEMPORADA 2015/2016
- TEMPORADA 2014/2015
- ESTÚDIOS VICTOR CÓRDON
- BILHETEIRA
- NOTÍCIAS
- Jornadas Europeias do Património
- Lisete Marques (1942-2023)
- Projeto de conceção para a intervenção no Teatro Nacional de São Carlos com assinatura de João Mendes Ribeiro e Atelier 15
- Rui Amado (1949-2023)
- Procedimento de Seleção para Direção Artística do TNSC
- Grace Bumbry (1937-2023)
- Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023
- José Feio
- Concerto Solidário pelas vítimas dos sismos na Turquia e na Síria
- Natalia Roubtsova 1947 2023
- ABC COMPOSITORES PRÉMIO DE INCENTIVO À CRIAÇÃO 3.ª EDIÇÃO, 2023
- Azio Corghi 1937—2022
- Dia Mundial da Ópera 25 de outubro
- Ana María Sánchez 1959 2022
- Queen Elizabeth II 1926 — 2022
- Enza Ferrari
- Preparação de um concurso para intervenção no TNSC
- BRUNO VICENTE VENCEDOR PRÉMIO ABC… COMPOSITORES!
- Dia Mundial da Criança — livestream para Escolas do 1º e 2º Ciclo
- Assinatura de Protocolo de Colaboração entre OPART e Teatro Micaelense
- Apresentação CD NAXOS Obras de Fernando Lopes Graça
- Dia Mundial da Língua Portuguesa 2022
- Madalena Moreira de Sá e Costa 1915 2022
- Sobre o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022
- Visitas Guiadas gratuitas no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022
- Récita Solidária de La bohème pelo povo ucraniano
- Cultura pela Ucrânia
- Informação para os portadores de bilhetes para La bohème
- Carlos Fonseca (1930-2022)
- José Carlos Xavier (—2022)
- Audições para reforços do Coro do Teatro Nacional de São Carlos 2022
- Svetlin Chichkov 1967 2022
- Tania Achot 1937-2022
- Audições OSP I Violinos 2022
- Estatuto dos Profissionais da Cultura
- PRR Cultura — Dia Aberto
- João Carlos de Freitas Branco Paes 1928 – 2021
- Audições para Cantores Solistas
- Edita Gruberova 1946-2021
- Em Andante Apassionato
- AUMENTAMOS A LOTAÇÃO DA SALA
- VENHA À ÓPERA COM O IVAUCHER
- Jornadas Europeias do Património 2021
- CORO DO TNSC E OSP NO ADEUS AO EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JORGE SAMPAIO
- Jorge Sampaio 1939-2021
- Atualização de Informação de reagendamento de La Bohème e Le Comte Ory
- José Afonso 1930-2021
- Elisa Lamas 1926-2021
- Olga Prats e o TNSC
- Olga Prats 1938-2021
- Graham Vick 1953-2021
- Marco Pereira vence ABC Compositores Prémio Incentivo à Criação
- 228º Aniversário do TNSC
- OPART e NOVA FCSH assinam protocolo para estudo do património do TNSC — 21.06.2021
- Ernani — Público residente fora da Área Metropolitana de Lisboa — 17.06.2021
- PLANO DE PREVENÇÃO E CONTINGÊNCIA — atualizado a 7.06.2021
- VIII Concurso Internacional de Canto Alfredo Kraus — 24.05.2021
- Concurso público para aquisição de serviços de design — 20.05.2021
- DIA MUNDIAL DO TEATRO — 27.03.2021
- CANCELAMENTO DA ÓPERA TRILOGIA DAS BARCAS
- #SAOCARLOSVOLTAASUACASA
- ATIVIDADE SUSPENSA 15 JAN-15 ABR 2021
- PRESIDÊNCIA PORTUGUESA DO CONSELHO DA UE
- CONTINUAMOS ABERTOS, COMEÇAMOS MAIS CEDO
- FUNDO DE SOLIDARIEDADE COM A CULTURA
- REAGENDAMENTO DE ESPETÁCULOS
- REGRAS E NORMAS DE SEGURANÇA
- Simplex+
- SERVIÇO EDUCATIVO E DE PEDAGOGIA
- NEWSLETTER
Na sequência da suspensão da atividade artística ao público, desde o dia 15 de janeiro, o OPART, E.P.E. redirecionou para o formato online a atividade do Teatro Nacional de São Carlos, que ajustou a sua programação ao atual contexto pandémico com um conjunto de conteúdos agregados pela designação #SãoCarlosVoltaASuaCasa. Destacamos a transmissão gratuita de alguns dos espetáculos apresentados nesta Temporada de 2020-21. As transmissões têm lugar às sextas-feiras, às 21h, e aos domingos, às 16h. Acompanhe em YouTube.com/SaoCarlos nas datas e horas anunciadas, as transmissões (às sextas-feiras às 21h, domingos às 16h).
Domingo, 28 de março, transmitimos o concerto para famílias «Naturlaut» — O Pássaro e o Fogo, da autoria de Duncan Fox, a partir da música de Gustav Mahler, com vídeo de Elias Jerebetsov e narração de Joana Veiga e interpretação de Carolina Matos (Violoncelo), Duncan Fox (Contrabaixo), Anabela Malarranha (Flauta), Pedro Monteiro (Trompete), Joana David (Piano) e Ilustrações dos Alunos da Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida.
Na sexta-feira de 26 de março, às 21h transmitimos o concerto de câmara da Orquestra Sinfónica Portuguesa com Ana Pereira (violino), com as obras Le Quattro Stagioni, de Antonio Vivaldi e Las Cuatro Estaciones Porteñas, de Astor Piazzolla (arr. Leonid Desyatnikov). No mesmo programa duas obras sobre as quatro estações do ano, numa viagem entre a Itália e a Argentina.
Na sexta-feira, 19 de março às 21h e no domingo, 21 de março às 16h, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, em formação camerística, interpretou os Concertos Brandeburgueses de Johann Sebastian Bach. Unanimemente reconhecidos como um dos marcos da história da música ocidental, foram compostos por Johann Sebastian Bach entre 1718 e 1721 e dedicados a Cristóvão Ludovico de Brandemburgo-Schwedt, que os encomendara. Ana Pereira, que nestes concertos é violino solo e dirige a formação camerística, convida-nos a conhecer melhor os Concertos Brandeburgueses, onde igualmente se destacam, a 19 de março, os solistas Anabela Malarranha (Flauta), Ricardo Lopes, Luís Marques e Luis Auñon Pérez (Oboé), David Harrison (Fagote), Paulo Guerreiro, Luís Vieira (Trompa), Jorge Almeida (Trompete) e, a 21 de março, os solistas Pedro Saglimbeni Muñoz, Ceciliu Isfan (Viola), Irene Lima (Violoncelo), Anabela Malarranha e Rui Matos (Flauta) e José Carlos Araújo (Cravo).
Na sexta-feira de 12 de março às 21h transmitimos o primeiro de vários concertos integrados no ciclo Um Cancioneiro Português, com Mariana Castello-Branco (soprano), Christian Luján (barítono) e João Paulo Santos (piano). De um lado a nossa riquíssima e variada poesia, do outro a pouco divulgada obra musical por ela inspirada. Mais do que uma história ou um catálogo, este ciclo deambulará pelos nossos séculos XIX e XX, tomacontacto com ambientes musicais e personalidades muito diversas e dá a conhecer obras que nos podem levar a reflexões sobre o nosso passado, o nosso presente cultural. Dois cantores e um piano, em ambiente íntimo, a interpretar poesia de vários autores como Gil Vicente, D. Dinis, Sá de Miranda ou João Zorro, entre outros, musicada por Francisco de Lacerda, Francine Benoît, Frederico de Freitas, Cláudio Carneiro, Fernando Lopes-Graça, Ivo Cruz, Jorge Croner de Vasconcellos e Vítor Macedo Pinto.
Nos domingos de 7 de março e de 14 de março transmitimos Entrudo o Vento Levou, um Concerto para Famílias da autoria de Mário João Alves, a partir do ciclo As Canções de Mr. Bleu, de Rosenthal que conta com a interpretação de Cecília Rodrigues (soprano), Paulina Sá Machado (soprano), Mário João Alves (tenor), acompanhados por João Paulo Santos (piano).
No dia 5 de março, às 21h, transmitimos o recital de canto e piano, dedicado a Fernando Lopes-Graça, com Susana Gaspar (soprano) e Nuno Vieira de Almeida (piano). O compositor Fernando Lopes-Graça musicou um universo poético português que se estende das Cantigas de Amigo a Saramago e inclui Antero, Pessoa, Régio, Cesariny, Sophia, Garrett, Botto, Nobre, Bocage e muitos outros. O recital deu-nos breve reflexo desse entusiasmo com as obras de Eugénio de Andrade e de Camões.
Domingo, dia 28 de fevereiro, às 16h transmitimos a récita de 14 de junho de 2018, na produção do Teatro Nacional de São Carlos de La traviata, estreada em 1997 e reposta em 2002 e 2018. O Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa dão o mote para que possa cantar, dançar e brindar ao som de uma das mais conhecidas óperas de sempre. Com direção de Michele Gamba e encenação, cenografia e figurinos de Pier Luigi Pizzi, o elenco é liderado por Ekaterina Bakanova (Violetta Valéry) e Luís Gomes (Alfredo Germont), integrando ainda Alan Opie (Giorgio Germont), Carolina Figueiredo (Annina), Joana Seara (Flora Bervoix), Mário Redondo (Barão Douphol) e João Merino (Marquês d’Obigny).
Sexta-feira, dia 26 de fevereiro, às 21h, transmitimos a gravação da obra A Child of our Time, de Michael Tippett, apresentada a 22 de setembro de 2018, no Teatro Nacional de São Carlos.
A Child of our Time foi estreada no Adelphi Theatre de Londres em 1944 e composta na consequência de certos episódios que abalaram profundamente o compositor Michael Tippett no alvor da Segunda Guerra Mundial.
A maestrina Joana Carneiro dirigiu o concerto inaugural da temporada 2018-19, em 22 de setembro, em memória do Cônsul Honorário Aristides de Sousa Mendes. Interpretação de Francesca Chiejina (soprano), Cátia Moreso (meio-soprano), David Butt Philip (tenor) e Luís Rodrigues (barítono), do Coro do Teatro Nacional de São Carlos e da Orquestra Sinfónica Portuguesa.
No domingo, dia 21, às 16h, transmitimos a ópera Maria Stuarda, de Gaetano Donizetti, na produção original do Teatro Dell’Opera di Roma, apresentada em São Carlos em janeiro de 2020.
O sangrento Período Tudor inglês exerceu enorme atração sobre os compositores líricos românticos, especialmente os italianos. Uma das mais veementes provas desse fascínio é Maria Stuarda, de Gaetano Donizetti (que culmina com uma decapitação!). Nesta ópera, a histórica luta sem tréguas entre Maria Stuarda e Elisabetta pode facilmente transformar-se em verdadeira «guerra de estrelas» vocal, com armas, argumentos (e insultos) retirados do prodigioso arsenal do belcanto. Depois de ter sido estreado em São Carlos em 1844 e ouvido à razão de uma vez por centúria, o título regressa no século XXI sob a direção musical de Fabrizio Maria Carminati e encenação de Andrea de Rosa. Como intérpretes das duas rainhas teremos cantoras já conhecidas e aplaudidas pelo nosso público: Ekaterina Bakanova (La traviata) exprimirá as angústias de Maria Stuarda e Alessandra Volpe (I Capuleti e i Montecchi) dará voz a Elisabetta. No mesmo elenco: Leonardo Cortellazzi, Luís Rodrigues, Christian Luján e Rita Marques.
Na sexta-feira, dia 19, às 21h transmitimos o Concerto grosso em Sol menor op. 6, n.º 8 de Arcangelo Corelli e a Sinfonia n.º 38, em Ré Maior K.504, de Wolfgang Amadeus Mozart são as obras que pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção de Antonio Pirolli. Estas duas obras, integradas no Concerto de Natal da OSP, foram apresentadas ao público das Caldas da Rainha em 12 de dezembro e no Teatro Nacional de São Carlos em 23 de dezembro de 2020 — é a gravação deste último concerto que poderá assistir.
Domingo, dia 14, às 16h, foi transmitida a Petite Messe Solennelle, de Gioachino Rossini, interpretada pelos solistas Dora Rodrigues (soprano), Maria Luísa de Freitas (meio-soprano), Carlos Cardoso (tenor), André Henriques (barítono) e por Elementos do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, com Nuno Margarido Lopes (harmónio) e João Paulo Santos (piano e direção musical). O programa foi apresentado no Millennium Festival ao Largo, em 15 de julho de 2020. Composta em 1863, a obra é estruturada em vários andamentos, na tradição da missa solemnis, mas Rossini chamou-lhe ironicamente petite. A inabitual orquestração original para vozes, dois pianos e harmónium bebe na tradição napolitana do século XVIII. Rossini queria 12 cantores no total: oito coralistas e quatro solistas. Foi estreada a 14 de março de 1864 no hôtel da condessa em Paris.
Na sexta-feira, dia 12 de fevereiro, às 21h, transmitimos a Gala de Ópera apresentada em junho e julho no Teatro Nacional de São Carlos e no Coliseu Porto Ageas. Foi uma deambulação por alguns dos mais importantes títulos de óperas italianas e francesas do século XIX com os solistas Dora Rodrigues (soprano), Rita Marques (soprano), Cátia Moreso (meio-soprano), Carlos Cardoso (tenor) e André Henriques (baixo-barítono) e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob direção musical de José Eduardo Gomes. De Bizet, com a sua Carmen, até Verdi, com o Rigoletto, tivemos algumas das óperas que marcaram a história da ópera romântica francesa e italiana. Reencontrámo-nos com a célebre «Barcarolle» da ópera Les contes d’ Hoffmann, ou a «Méditation» para violino e orquestra da ópera Thaïs de Massenet. Mascagni, com a sua Cavalleria rusticana, Gounod com o seu Faust e Leoncavallo com os seus Pagliacci não faltaram à chamada.
Domingo, dia 7 de fevereiro, às 16h, apresentámos Des Knaben Wunderhorn, de Gustav Mahler, em versão para voz e orquestra de câmara. O programa foi apresentado em Almada, em outubro, e no TNSC, a 14 de janeiro de 2021. É este espetáculo que será transmitido. Joana Carneiro revisita a obra de um dos seus compositores de eleição e dirige Ana Quintans (soprano) e Luís Rodrigues (barítono). Des Knaben Wunderhorn (A Trompa Maravilhosa do Rapaz) é o título de uma coletânea de poemas que inspiraram Gustav Mahler grande parte da sua vida: integrou-os em vários ciclos, escreveu canções singulares sobre eles e, por fim, doze canções para soprano ou barítono acabaram por ser reunidas num ciclo com o mesmo título da recolha poética. Tornou-se um dos mais populares do compositor.
Na sexta-feira, dia 5 de fevereiro, às 21h, transmitimos o concerto que reuniu no palco do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) o violinista Hugues Borsarello e o violetista Gérard Caussé, sob direção de Pedro Neves. O programa, integralmente dedicado a W.A. Mozart, inclui o Concerto n.º 4 em Ré Maior para violino KV.218 e a Sinfonia Concertante em Mib Maior para violino, viola e orquestra Kv.364, considerada a sua máxima realização neste género.
Domingo, dia 31 de janeiro, às 16h apresentámos La Wally, de Alfredo Catalani, interpretada em outubro e que mereceu os maiores elogios do público e da crítica. Antonio Pirolli assegurou a regência da obra, que reuniu um virtuoso leque de solistas, o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Iniciámos as transmissões online no dia 29 de janeiro, às 21h com o concerto inaugural da Temporada 2020-2021, que reuniu no palco do TNSC, Pedro Meireles (violino), Marco Pereira (violoncelo), António Rosado (piano) e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob direção de Joana Carneiro. O programa inclui obras de Beethoven e Mahler.
Como complemento aos concertos, são sempre disponibilizadas as notas de programa — em versão pdf e áudio.
A par das transmissões online, com a participação do público e dos colaboradores do Teatro Nacional de São Carlos são desenvolvidas, em paralelo, outras vertentes de conteúdos: #NoMeuBaú e #BocaseCenas.
É lançado o desafio ao público para que partilhe uma memória física da sua ligação, ou da ligação dos seus familiares mais antigos, ao Teatro Nacional de São Carlos. Um bilhete, um programa de sala, um autógrafo, uma fotografia, ou qualquer outro objeto relativo a um espetáculo ou episódio passado no TNSC. Numa altura em que a maioria das pessoas está em casa, o convite é para ir ao baú à procura dessas relíquias.
Recorda récitas, concertos, bailados memoráveis? Guardou os programas? Pediu autógrafos e fotografias? Guardou bilhetes? Conserva algumas peças, objectos ou adereços de um qualquer espetáculo em São Carlos? Partilhe connosco essas memórias! No Meu Baú é o espaço onde redescobriremos o nosso Teatro através das recordações do nosso público. Colabore. Contamos consigo!
Envie as suas memórias para saocarlos.info@saocarlos.pt ou marque a sua partilha no Instagram com o tag @saocarlos1793 e/ou a hashtag #NoMeuBaú ou, no Facebook, com a hashtag #NoMeuBaú e a menção Facebook.com/saocarlos. Agradecemos a sua participação.
Bocas e Cenas
Do músico à direção de cena, do maquinista à produção, passando pelo aderecista ou costureira, muitos viveram brincadeiras, situações insólitas ou comoventes, momentos especiais que serão partilhados nesta rúbrica informal que pretende mostrar ao público o lado menos conhecido dos que trabalham em São Carlos. Fique atento.
Bilheteira São Carlos
Contacte-nos via telefone:
[+351] 213253045 / [+351] 213253046
ou email: reserva.bilhetes@saocarlos.pt
Morada
Teatro Nacional de São Carlos
Rua Serpa Pinto, n.º 9
1200-442, Lisboa