17
Nov
2024
Duas versões de A Ópera de três vinténs
24/25_Duas versões de A Ópera de três vinténs

Obras há que provocam ondas.

Bilhetes

Sinopse

Obras há que provocam ondas. Uma delas é seguramente The beggar’s opera de John Gay, de 1728, que satirizava ferozmente as injustiças sociais, a corrupção e a predominância da opera seria italiana nos palcos londrinos. Esta obra viria a inspirar vários compositores no século XX e o presente programa é prova disso. 

Em primeiro lugar, surgirá Darius Milhaud. Este compositor escreveu em 1937 uma adaptação em francês da peça de Gay para a Radio Marseille, de que adaptou depois vários números para uma obra para pequena orquestra intitulada Le Carnaval de Londres. 

A Ópera de 3 vinténs, estreada em 1928 em Berlim, uma das mais conhecidas e populares concretizações da dupla Brecht/ Weill, também se inspirou principalmente na obra de John Gay. Aqui, oferecia-se-nos uma crítica socialista ao capitalismo, com música que mostrava influências de jazz e de elementos de dança citadina em voga na Alemanha pré-nazi. Kurt Weill escreveu, pouco depois, a Kleine Dreigroschenmusik (Pequena música de 3 vinténs), suíte instrumental com alguns dos mais conhecidos números da ópera.


 

Alinhamento

Darius Milhaud, Le Carnaval de Londres, op. 172 

Kurt Weill, Kleine Dreigroschenmusik

 

Ficha Artística

Preço: variável

Duração aprox.: 60 minutos

Class. etária: M/6

PARAGENS DESTA VIAGEM

Montijo
João Paulo Santos

Fique a conhecer melhor o programa do concerto na apresentação do maestro João Paulo Santos. Iremos ao detalhe do programa, falando dos compositores e da sua música.


Entrada livre e exclusiva na compra do bilhete para o concerto.

Partilhar

/

/

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades da CNB em primeira mão

tnsc.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile