mdo

Promovido pelo Teatro Nacional de São Carlos, envolvendo instituições de Ensino Superior de todo o país, o Programa Memórias da Ópera integra atividades abertas ao público com workshops, conversas, visionamento de imagens de arquivo, espetáculos, exposições e os «Dias da Memória da Ópera», realizando o registo, organização e disseminação das memórias e património vivo em torno da ópera nos dias 4, 5 e 6 de maio de 2018. Ao longo do ano de 2018 as Instituições de Ensino Superior serão palco de várias atividades de sensibilização e formação, envolvendo a comunidade académica e o público em geral.

O programa «Memórias da Ópera» tem por objetivo conhecer, organizar e divulgar o património associado à Ópera em Portugal, em estreita colaboração com todos os seus profissionais e amadores. Pretende-se envolver instituições de cultura e ensino que têm como missão produzir, apresentar e ensinar a música clássica, sobretudo ligada ao espetáculo operático e coral-sinfónico, promovendo também o ensino artístico da música.

«Memórias da Ópera» pretende ainda aproximar e fomentar o diálogo, promovendo um espaço de criatividade, entre agentes e instituições culturais, científicas e de ensino superior.

Os «Dias da Memória da Ópera» integram o Programa Memória para Todos (IHC – NOVA FCSH), tendo por objetivo registar testemunhos que nos permitam conhecer os factos históricos, os episódios sociais e os eventos culturais de todos os que estão ligados à Ópera em Portugal — dos bastidores à plateia — e criar oportunidades para que todos possam tomar contacto com a história da música e contribuir para o aprofundamento do conhecimento acerca da Ópera no nosso País.

Com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o programa insere-se no contexto dos programas «C2 – Ciência e Cultura», desenvolvidos em articulação com o Ministério da Cultura e destinados a promover “mais ciência na cultura” e “mais cultura na ciência” e do «Património do Conhecimento», um portal digital para a valorização e preservação do património científico, natural, tecnológico e industrial nacional, para a promoção e partilha do conhecimento.

O programa integra o Ano Europeu do Património Cultural 2018.