logo TNSC40x4040x40

  • TNSC
    • TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
    • DIRETORA ARTISTICA
    • ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
      • MAESTRINA TITULAR
        DA ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
      • MÚSICOS
      • Audições para Reforços Contrabaixo
      • Audições para Reforços Oboé Corne Inglês
    • CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
      • MAESTRO TITULAR
        DO CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
      • CORALISTAS
      • AUDIÇÕES PARA REFORÇOS DO CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
    • PRODUÇÕES PARA ALUGUER
      • Disponível para consulta mediante palavra-passe. Solicite-a através do email: alda.giesta@saocarlos.pt
        • LA TRAVIATA
        • WERTHER
        • NABUCCO
      • Available through password. Please ask the password to alda.giesta@saocarlos.pt
        • LA TRAVIATA
        • WERTHER
        • NABUCCO
    • VISITAS GUIADAS
    • CENTRO HISTÓRICO
    • ORGANISMOS ASSOCIADOS
      • PERFORMART
      • PEARLE*
      • OPERA EUROPA
      • REDE IBÉRICA DE TEATROS HISTÓRICOS
      • DISABILITY ARTS INTERNATIONAL BRITISH COUNCIL
    • QUEM SOMOS
    • OPArt
      • Simplex+ 2017
    • CONTACTOS
  • Programação
    • Temporada Lírica 2019 2020
    • Temporada Sinfónica 2019 2020
    • Temporada de Câmara 2019 2020
    • Temporada de Câmara Foyer 2019 2020
    • TEMPORADAS ANTERIORES
      • Temporada 2018-2019
        • Temporada Lírica 2018 2019
        • Temporada Sinfónica 2018 2019
        • Temporada de Câmara 2018 2019
        • Bernstein e a Música Americana Foyer 2019
        • Concerto Para Famílias
        • Os Dias da Música 2019
        • Acolhimentos 2018 2019
        • Residências Artísticas 2019
      • TEMPORADA 2017 2018
        • TEMPORADA LÍRICA 2017 2018
        • TEMPORADA SINFÓNICA 2017 2018
        • TEMPORADA DE CONCERTOS DE CÂMARA 2017 2018
        • PROGRAMAÇÃO DE NATAL 2017
        • Outras Iniciativas 2017
        • PAREDES MEIAS 2017
        • MEMÓRIAS DA ÓPERA 2018
      • TEMPORADA 2016 2017
        • Temporada Lírica 2016/2017
        • Temporada Sinfónica 2016/2017
        • Temporada de Música de Câmara 2016/2017
        • Recitais A Propósito de 2016/2017
        • Compositor Residente para a Temporada 2016/2017
      • TEMPORADA 2015/2016
        • Festival de Natal 2016
      • TEMPORADA 2014/2015
  • BILHETEIRA
    • DESCONTOS PERMANENTES E INFORMAÇÕES
  • NEWSLETTER
  • ESTÚDIOS VICTOR CÓRDON
    • Estúdios Victor Córdon 2018-2019
    • Estúdios Victor Córdon 2017-2018

Ponchielli

bilhetes online

LA GIOCONDA
de Amilcare Ponchielli

13, 15 de maio de 2014 às 20 horas
17 de maio de 2014 às 16 horas

Libreto de Tobia Gorrio
Versão de concerto


La Gioconda Elisabete Matos
Laura Adorno Mariana Pentcheva
Alvise Badoero Luiz Ottavio Faria
Enzo Grimaldo Mario Malagnini
La Cieca Maria Luísa de Freitas
Barnaba Luis Cansino
Zuàne/um piloto João Oliveira
Um cantor Manuel Rebelo
Isèpo Marco Alves dos Santos



CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

Maetro titular Giovanni Andreoli

ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA

Direção musical Antonio Pirolli


ARGUMENTO

A história situa-se na Veneza do século XVII e gira em torno do amor da protagonista Gioconda por Enzo (um príncipe banido da cidade e regressado de modo incógnito) que, por sua vez, ama Laura que, no entanto, tinha sido dada em casamento ao inquisidor Alvise. A determinar o desembocar da tragédia, soma-se o amor de Barnaba, um espião do governo da cidade, não correspondido por Gioconda.


I

A multidão em movimento canta os louvores da república e, em seguida, assiste a uma regata. Barnaba, rejeitado uma vez mais por Gioconda, induz o marinheiro que perdeu a competição a acreditar que a sua derrota fora causada pelo feitiço lançado por uma velha cega, a mãe de Gioconda; a multidão começa a exaltar-se manifestando a intenção de linchar a mulher, mas chega Laura que a salva, recebendo dela um rosário. Na confusão, Enzo é reconhecido por Barnaba que, no entanto, se propõe ajudá-lo a fugir com Laura para se vingar de Gioconda.


II

No barco que deverá permitir a fuga de Enzo e Laura, chega Gioconda que, aproveitando-se de um momento de ausência de Enzo, pensa em matar a sua rival, mas depois, vendo que se aproximava um barco com Alvise, decide entregá-la ao castigo do marido. Porém, quando reconhece o rosário nas mãos de Laura, percebe que foi ela quem salvou a vida da sua mãe e, assim, permite-lhe fugir antes que o navio seja atacado e afundado pelas galeras venezianas.


III

Todos os protagonistas estão na Ca’ d’Oro, o sumptuoso palácio de Alvise em Veneza, onde este decide punir a traição de sua esposa. Depois de ter ordenado a Laura que bebesse um veneno, Alvise prepara-se para receber os seus convidados. Todavia, Gioconda dirige-se ao quarto e substitui a ampola de veneno por uma outra que contém um narcótico que irá provocar apenas a morte aparente de Laura. Alvise entretém os convidados com uma dança, planeando mostrar a todos o cadáver de sua esposa. Chega também Barnaba, que tinha descoberto a cega no palácio, e Enzo, assustado com tristes pressentimentos, revela a sua identidade e é preso. Nesta altura, Gioconda implora a Barnaba para que salve Enzo, prometendo, em troca entregar-se finalmente a ele.


IV

No palácio em ruínas na ilha da Giudecca, para onde Gioconda levara o corpo de Laura e onde pensa suicidar-se, Enzo vem em busca de Laura e — depois de recusar uma vez mais o amor de Gioconda — é supreendido pelo despertar de Laura, que lhe narra o sucedido e a generosidade de Gioconda. Após a saída dos dois amantes, chega Barnaba que vem reclamar a sua esquálida recompensa: Gioconda, fingindo aceder e com o pretexto de se querer antes adornar, apunha-la-se. Barnaba, acrescentando maldade à maldade, grita aos ouvidos do cadáver da protagonista que lhe afogara a mãe.


República Portuguesa — Cultura

OPART Organismo de Produção Artística

 


 

A NISSAN apoia o
Teatro Nacional de São Carlos

A NISSAN apoia o Teatro Nacional de São Carlos

O idealista apoia o
Teatro Nacional de São Carlos

 

O idealista apoia o Teatro Nacional de São Carlos

Morada
Rua Serpa Pinto, n.º 9
1200 — 442 Lisboa
Geral
Tel: (+351) 213 253 000
Email: saocarlos.info@saocarlos.pt
Bilheteira São Carlos
Telefone: (+351) 213 253 045 / 046
(dias úteis, a partir das 13h)
Email: reserva.bilhetes@saocarlos.pt

BOL — Bilheteira Online
https://tnsc.bol.pt/
Telefone: 214 160 350 (dias úteis, das 10h às 19h)
Email: ajuda@bol.pt

Bilheteira CCB
Telefone: (+351) 213 612 627
(dias úteis, a partir das 13h)
Email: bilheteiraccb@ccb.pt

Hino Nacional

A Saída do Reino Unido da União Europeia — Plano de Preparação e Contingência Nacional

O Plano de Preparação e Contingência do Governo Português para a Saída do Reino Unido da União Europeia, aprovado em Conselho de Ministros no dia 17 de janeiro, identificou as medidas de preparação e de contingência em matéria de direitos dos cidadãos, agentes económicos e investimento que, ao nível nacional, visam minimizar os efeitos e as consequências decorrentes da saída do RU da UE. Consulte o Plano aqui.

Mais info: www.portaldiplomatico.mne.gov.pt/politica-externa/brexit


República Portuguesa — Cultura

OPART Organismo de Produção Artística

A NISSAN apoia o Teatro Nacional de São Carlos

O idealista apoia o Teatro Nacional de São Carlos

TNSC · 2017
  • /TNSC
    • /TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
    • /DIRETORA ARTISTICA
    • /ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
      • /MAESTRINA TITULAR
        DA ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
      • /MÚSICOS
      • /Audições para Reforços Contrabaixo
      • /Audições para Reforços Oboé Corne Inglês
    • /CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
      • /MAESTRO TITULAR
        DO CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
      • /CORALISTAS
      • /AUDIÇÕES PARA REFORÇOS DO CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
    • /PRODUÇÕES PARA ALUGUER
      • /Disponível para consulta mediante palavra-passe. Solicite-a através do email: alda.giesta@saocarlos.pt
        • /LA TRAVIATA
        • /WERTHER
        • /NABUCCO
      • /Available through password. Please ask the password to alda.giesta@saocarlos.pt
        • /LA TRAVIATA
        • /WERTHER
        • /NABUCCO
    • /VISITAS GUIADAS
    • /CENTRO HISTÓRICO
    • /ORGANISMOS ASSOCIADOS
      • /PERFORMART
      • /PEARLE*
      • /OPERA EUROPA
      • /REDE IBÉRICA DE TEATROS HISTÓRICOS
      • /DISABILITY ARTS INTERNATIONAL BRITISH COUNCIL
    • /QUEM SOMOS
    • /OPArt
      • /Simplex+ 2017
    • /CONTACTOS
  • /Programação
    • /Temporada Lírica 2019 2020
    • /Temporada Sinfónica 2019 2020
    • /Temporada de Câmara 2019 2020
    • /Temporada de Câmara Foyer 2019 2020
    • /TEMPORADAS ANTERIORES
      • /Temporada 2018-2019
        • /Temporada Lírica 2018 2019
        • /Temporada Sinfónica 2018 2019
        • /Temporada de Câmara 2018 2019
        • /Bernstein e a Música Americana Foyer 2019
        • /Concerto Para Famílias
        • /Os Dias da Música 2019
        • /Acolhimentos 2018 2019
        • /Residências Artísticas 2019
      • /TEMPORADA 2017 2018
        • /TEMPORADA LÍRICA 2017 2018
        • /TEMPORADA SINFÓNICA 2017 2018
        • /TEMPORADA DE CONCERTOS DE CÂMARA 2017 2018
        • /PROGRAMAÇÃO DE NATAL 2017
        • /Outras Iniciativas 2017
        • /PAREDES MEIAS 2017
        • /MEMÓRIAS DA ÓPERA 2018
      • /TEMPORADA 2016 2017
        • /Temporada Lírica 2016/2017
        • /Temporada Sinfónica 2016/2017
        • /Temporada de Música de Câmara 2016/2017
        • /Recitais A Propósito de 2016/2017
        • /Compositor Residente para a Temporada 2016/2017
      • /TEMPORADA 2015/2016
        • /Festival de Natal 2016
      • /TEMPORADA 2014/2015
  • /BILHETEIRA
    • /DESCONTOS PERMANENTES E INFORMAÇÕES
  • /NEWSLETTER
  • /ESTÚDIOS VICTOR CÓRDON
    • /Estúdios Victor Córdon 2018-2019
    • /Estúdios Victor Córdon 2017-2018