- TNSC
- PROGRAMAÇÃO
- PROGRAMAÇÃO SETEMBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO OUTUBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2021
- PROGRAMAÇÃO FEVEREIRO 2021
- PROGRAMAÇÃO MARÇO 2021
- São Carlos Volta a Sua Casa
- Transmissões online
- Concerto 5.09.2020 — ONLINE A 29 JAN, 21h
- La Wally 14.10.2020 — ONLINE A 31 JAN, 16h
- Concerto 12.09.2020 — ONLINE A 5 FEV, 21h
- Concerto 14.01.2021 — ONLINE A 7 FEV, 16h
- Concerto 28.06.2020 — ONLINE A 12 FEV, 21h
- Concerto 14.07.2020 — ONLINE A 14 FEV, 16h
- Concerto 23.12.2020 — ONLINE A 19 FEV, 21h
- Maria Stuarda 29.1.2020 — ONLINE A 21 FEV, 16h
- Concerto 22.9.2018 — ONLINE A 26 FEV, 21h
- La Traviata 14.06.2018 — ONLINE A 28 FEV, 16h
- Recital de Canto e Piano — ONLINE A 5 MAR, 21h
- Entrudo o Vento Levou — ONLINE A 7 MAR, 16h
- Um Cancioneiro I — ONLINE A 12 MAR, 21H
- Entrudo o Vento Levou — ONLINE A 14 MAR, 16H
- No Meu Baú
- Bocas e Cenas
- ABC… Compositores!
- Transmissões online
- Festival CriaSons 2020
- TEMPORADAS ANTERIORES
- Temporada 2019 2020
- Devolver Confiança
- o que é que a ópera tem
- #SãoCarlosEmSuaCasa
- GALA DE ÓPERA 26 e 28 JUNHO 2020
- CONCERTO DE CÂMARA 10 JUNHO 2020
- Temporada Lírica 2019 2020
- Temporada Sinfónica 2019 2020
- Temporada de Câmara 2019 2020
- Temporada de Câmara Foyer 2019 2020
- Temporada Famílias 2019 2020
- Festival Antena2
- Portugal Entra Em Cena
- Temporada 2018-2019
- TEMPORADA 2017 2018
- TEMPORADA 2016 2017
- TEMPORADA 2015/2016
- TEMPORADA 2014/2015
- ESTÚDIOS VICTOR CÓRDON
- Temporada 2019 2020
- BILHETEIRA
- NEWSLETTER
- NOTÍCIAS
- #SAOCARLOSVOLTAASUACASA
- DIA MUNDIAL DO TEATRO
- PLANO DE PREVENÇÃO E CONTINGÊNCIA
- CANCELAMENTO DA ÓPERA TRILOGIA DAS BARCAS
- ATIVIDADE SUSPENSA 15 JAN-15 ABR 2021
- PRESIDÊNCIA PORTUGUESA DO CONSELHO DA UE
- CONTINUAMOS ABERTOS, COMEÇAMOS MAIS CEDO
- FUNDO DE SOLIDARIEDADE COM A CULTURA
- REAGENDAMENTO DE ESPETÁCULOS
- REGRAS E NORMAS DE SEGURANÇA
- Simplex+
LA GIOCONDA
de Amilcare Ponchielli
13, 15 de maio de 2014 às 20 horas
17 de maio de 2014 às 16 horas
Libreto de Tobia Gorrio
Versão de concerto
La Gioconda Elisabete Matos
Laura Adorno Mariana Pentcheva
Alvise Badoero Luiz Ottavio Faria
Enzo Grimaldo Mario Malagnini
La Cieca Maria Luísa de Freitas
Barnaba Luis Cansino
Zuàne/um piloto João Oliveira
Um cantor Manuel Rebelo
Isèpo Marco Alves dos Santos
CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
Maetro titular Giovanni Andreoli
ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
Direção musical Antonio Pirolli
ARGUMENTO
A história situa-se na Veneza do século XVII e gira em torno do amor da protagonista Gioconda por Enzo (um príncipe banido da cidade e regressado de modo incógnito) que, por sua vez, ama Laura que, no entanto, tinha sido dada em casamento ao inquisidor Alvise. A determinar o desembocar da tragédia, soma-se o amor de Barnaba, um espião do governo da cidade, não correspondido por Gioconda.
I
A multidão em movimento canta os louvores da república e, em seguida, assiste a uma regata. Barnaba, rejeitado uma vez mais por Gioconda, induz o marinheiro que perdeu a competição a acreditar que a sua derrota fora causada pelo feitiço lançado por uma velha cega, a mãe de Gioconda; a multidão começa a exaltar-se manifestando a intenção de linchar a mulher, mas chega Laura que a salva, recebendo dela um rosário. Na confusão, Enzo é reconhecido por Barnaba que, no entanto, se propõe ajudá-lo a fugir com Laura para se vingar de Gioconda.
II
No barco que deverá permitir a fuga de Enzo e Laura, chega Gioconda que, aproveitando-se de um momento de ausência de Enzo, pensa em matar a sua rival, mas depois, vendo que se aproximava um barco com Alvise, decide entregá-la ao castigo do marido. Porém, quando reconhece o rosário nas mãos de Laura, percebe que foi ela quem salvou a vida da sua mãe e, assim, permite-lhe fugir antes que o navio seja atacado e afundado pelas galeras venezianas.
III
Todos os protagonistas estão na Ca’ d’Oro, o sumptuoso palácio de Alvise em Veneza, onde este decide punir a traição de sua esposa. Depois de ter ordenado a Laura que bebesse um veneno, Alvise prepara-se para receber os seus convidados. Todavia, Gioconda dirige-se ao quarto e substitui a ampola de veneno por uma outra que contém um narcótico que irá provocar apenas a morte aparente de Laura. Alvise entretém os convidados com uma dança, planeando mostrar a todos o cadáver de sua esposa. Chega também Barnaba, que tinha descoberto a cega no palácio, e Enzo, assustado com tristes pressentimentos, revela a sua identidade e é preso. Nesta altura, Gioconda implora a Barnaba para que salve Enzo, prometendo, em troca entregar-se finalmente a ele.
IV
No palácio em ruínas na ilha da Giudecca, para onde Gioconda levara o corpo de Laura e onde pensa suicidar-se, Enzo vem em busca de Laura e — depois de recusar uma vez mais o amor de Gioconda — é supreendido pelo despertar de Laura, que lhe narra o sucedido e a generosidade de Gioconda. Após a saída dos dois amantes, chega Barnaba que vem reclamar a sua esquálida recompensa: Gioconda, fingindo aceder e com o pretexto de se querer antes adornar, apunha-la-se. Barnaba, acrescentando maldade à maldade, grita aos ouvidos do cadáver da protagonista que lhe afogara a mãe.
BOL — Bilheteira Online
Site https://tnsc.bol.pt/
Telefone: (+351) 214 160 350,
em dias úteis, das 10h às 19h.
Email ajuda@bol.pt
Bilheteira São Carlos
A bilheteira reabre a 19 de abril, no horário habitual: 13h às 19h (dias úteis). A 24 de abril e 9 de maio, abre das 10h às 11:30h. A 2 de maio abre das 9h às 10:30h. Atendimento pelo email: reserva.bilhetes@saocarlos.pt
Morada
Teatro Nacional de São Carlos
Rua Serpa Pinto, n.º 9
1200-442, Lisboa