- TNSC
- Programação
- BILHETEIRA
- NEWSLETTER
- ESTÚDIOS VICTOR CÓRDON
LA GIOCONDA
de Amilcare Ponchielli
13, 15 de maio de 2014 às 20 horas
17 de maio de 2014 às 16 horas
Libreto de Tobia Gorrio
Versão de concerto
La Gioconda Elisabete Matos
Laura Adorno Mariana Pentcheva
Alvise Badoero Luiz Ottavio Faria
Enzo Grimaldo Mario Malagnini
La Cieca Maria Luísa de Freitas
Barnaba Luis Cansino
Zuàne/um piloto João Oliveira
Um cantor Manuel Rebelo
Isèpo Marco Alves dos Santos
CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
Maetro titular Giovanni Andreoli
ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
Direção musical Antonio Pirolli
ARGUMENTO
A história situa-se na Veneza do século XVII e gira em torno do amor da protagonista Gioconda por Enzo (um príncipe banido da cidade e regressado de modo incógnito) que, por sua vez, ama Laura que, no entanto, tinha sido dada em casamento ao inquisidor Alvise. A determinar o desembocar da tragédia, soma-se o amor de Barnaba, um espião do governo da cidade, não correspondido por Gioconda.
I
A multidão em movimento canta os louvores da república e, em seguida, assiste a uma regata. Barnaba, rejeitado uma vez mais por Gioconda, induz o marinheiro que perdeu a competição a acreditar que a sua derrota fora causada pelo feitiço lançado por uma velha cega, a mãe de Gioconda; a multidão começa a exaltar-se manifestando a intenção de linchar a mulher, mas chega Laura que a salva, recebendo dela um rosário. Na confusão, Enzo é reconhecido por Barnaba que, no entanto, se propõe ajudá-lo a fugir com Laura para se vingar de Gioconda.
II
No barco que deverá permitir a fuga de Enzo e Laura, chega Gioconda que, aproveitando-se de um momento de ausência de Enzo, pensa em matar a sua rival, mas depois, vendo que se aproximava um barco com Alvise, decide entregá-la ao castigo do marido. Porém, quando reconhece o rosário nas mãos de Laura, percebe que foi ela quem salvou a vida da sua mãe e, assim, permite-lhe fugir antes que o navio seja atacado e afundado pelas galeras venezianas.
III
Todos os protagonistas estão na Ca’ d’Oro, o sumptuoso palácio de Alvise em Veneza, onde este decide punir a traição de sua esposa. Depois de ter ordenado a Laura que bebesse um veneno, Alvise prepara-se para receber os seus convidados. Todavia, Gioconda dirige-se ao quarto e substitui a ampola de veneno por uma outra que contém um narcótico que irá provocar apenas a morte aparente de Laura. Alvise entretém os convidados com uma dança, planeando mostrar a todos o cadáver de sua esposa. Chega também Barnaba, que tinha descoberto a cega no palácio, e Enzo, assustado com tristes pressentimentos, revela a sua identidade e é preso. Nesta altura, Gioconda implora a Barnaba para que salve Enzo, prometendo, em troca entregar-se finalmente a ele.
IV
No palácio em ruínas na ilha da Giudecca, para onde Gioconda levara o corpo de Laura e onde pensa suicidar-se, Enzo vem em busca de Laura e — depois de recusar uma vez mais o amor de Gioconda — é supreendido pelo despertar de Laura, que lhe narra o sucedido e a generosidade de Gioconda. Após a saída dos dois amantes, chega Barnaba que vem reclamar a sua esquálida recompensa: Gioconda, fingindo aceder e com o pretexto de se querer antes adornar, apunha-la-se. Barnaba, acrescentando maldade à maldade, grita aos ouvidos do cadáver da protagonista que lhe afogara a mãe.
Rua Serpa Pinto, n.º 9
1200 — 442 Lisboa
Geral
Tel: (+351) 213 253 000
Email: saocarlos.info@saocarlos.pt
Telefone: (+351) 213 253 045 / 046
(dias úteis, a partir das 13h)
Email: reserva.bilhetes@saocarlos.pt
BOL — Bilheteira Online
https://tnsc.bol.pt/
Telefone: 214 160 350 (dias úteis, das 10h às 19h)
Email: ajuda@bol.pt
Telefone: (+351) 213 612 627
(dias úteis, a partir das 13h)
Email: bilheteiraccb@ccb.pt

A Saída do Reino Unido da União Europeia — Plano de Preparação e Contingência Nacional
O Plano de Preparação e Contingência do Governo Português para a Saída do Reino Unido da União Europeia, aprovado em Conselho de Ministros no dia 17 de janeiro, identificou as medidas de preparação e de contingência em matéria de direitos dos cidadãos, agentes económicos e investimento que, ao nível nacional, visam minimizar os efeitos e as consequências decorrentes da saída do RU da UE. Consulte o Plano aqui.
Mais info: www.portaldiplomatico.mne.gov.pt/politica-externa/brexit