- TNSC
- OPArt
- QUEM SOMOS
- ORGÃOS SOCIAIS
- DOCUMENTOS LEGAIS
- PROTEÇÃO DE PARENTALIDADE
- REGULAMENTO DE PREVENÇÃO E COMBATE AO BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS E AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO
- REGULAMENTO ÉTICA E CONDUTA IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO
- PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO E NÃO DISCRIMINAÇÃO
- PLANO PARA A IGUALDADE 2022
- PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO 2021
- RELATÓRIO ANUAL PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO 2022
- REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DE CORREIO ELETRÓNICO
- TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
- ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
- CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
- QUEM SOMOS
- PRODUÇÕES PARA ALUGUER
- CENTRO HISTÓRICO
- ORGANISMOS ASSOCIADOS
- CONTACTOS
- OPArt
- PROGRAMAÇÃO
- São Carlos no Millennium Festival ao Largo 2024
- TEMPORADAS ANTERIORES
- TEMPORADA 2023-2024
- TEMPORADA 2022—2023
- TEMPORADA JAN JUN 2022
- TEMPORADA SET DEZ 2021
- TEMPORADA 2020 2021
- PROGRAMAÇÃO SETEMBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO OUTUBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2021
- PROGRAMAÇÃO FEVEREIRO 2021
- PROGRAMAÇÃO MARÇO 2021
- PROGRAMAÇÃO ABRIL 2021
- Programação MAIO 2021
- São Carlos Volta a Sua Casa
- Transmissões online
- Concerto 5.09.2020 — ONLINE A 29 JAN, 21h
- La Wally 14.10.2020 — ONLINE A 31 JAN, 16h
- Concerto 12.09.2020 — ONLINE A 5 FEV, 21h
- Concerto 14.01.2021 — ONLINE A 7 FEV, 16h
- Concerto 28.06.2020 — ONLINE A 12 FEV, 21h
- Concerto 14.07.2020 — ONLINE A 14 FEV, 16h
- Concerto 23.12.2020 — ONLINE A 19 FEV, 21h
- Maria Stuarda 29.1.2020 — ONLINE A 21 FEV, 16h
- Concerto 22.9.2018 — ONLINE A 26 FEV, 21h
- La Traviata 14.06.2018 — ONLINE A 28 FEV, 16h
- Recital de Canto e Piano — ONLINE A 5 MAR, 21h
- Entrudo o Vento Levou — ONLINE A 7 MAR, 16h
- Um Cancioneiro I — ONLINE A 12 MAR, 21H
- Entrudo o Vento Levou — ONLINE A 14 MAR, 16H
- No Meu Baú
- Bocas e Cenas
- ABC… Compositores!
- Transmissões online
- Festival CriaSons 2020
- Temporada 2019 2020
- Devolver Confiança
- o que é que a ópera tem
- #SãoCarlosEmSuaCasa
- GALA DE ÓPERA 26 e 28 JUNHO 2020
- CONCERTO DE CÂMARA 10 JUNHO 2020
- Temporada Lírica 2019 2020
- Temporada Sinfónica 2019 2020
- Temporada de Câmara 2019 2020
- Temporada de Câmara Foyer 2019 2020
- Temporada Famílias 2019 2020
- Festival Antena2
- Portugal Entra Em Cena
- Temporada 2018-2019
- TEMPORADA 2017 2018
- TEMPORADA 2016 2017
- TEMPORADA 2015/2016
- TEMPORADA 2014/2015
- ESTÚDIOS VICTOR CÓRDON
- BILHETEIRA
- NOTÍCIAS
- Jornadas Europeias do Património
- Lisete Marques (1942-2023)
- Projeto de conceção para a intervenção no Teatro Nacional de São Carlos com assinatura de João Mendes Ribeiro e Atelier 15
- Rui Amado (1949-2023)
- Procedimento de Seleção para Direção Artística do TNSC
- Grace Bumbry (1937-2023)
- Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023
- José Feio
- Concerto Solidário pelas vítimas dos sismos na Turquia e na Síria
- Natalia Roubtsova 1947 2023
- ABC COMPOSITORES PRÉMIO DE INCENTIVO À CRIAÇÃO 3.ª EDIÇÃO, 2023
- Azio Corghi 1937—2022
- Dia Mundial da Ópera 25 de outubro
- Ana María Sánchez 1959 2022
- Queen Elizabeth II 1926 — 2022
- Enza Ferrari
- Preparação de um concurso para intervenção no TNSC
- BRUNO VICENTE VENCEDOR PRÉMIO ABC… COMPOSITORES!
- Dia Mundial da Criança — livestream para Escolas do 1º e 2º Ciclo
- Assinatura de Protocolo de Colaboração entre OPART e Teatro Micaelense
- Apresentação CD NAXOS Obras de Fernando Lopes Graça
- Dia Mundial da Língua Portuguesa 2022
- Madalena Moreira de Sá e Costa 1915 2022
- Sobre o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022
- Visitas Guiadas gratuitas no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022
- Récita Solidária de La bohème pelo povo ucraniano
- Cultura pela Ucrânia
- Informação para os portadores de bilhetes para La bohème
- Carlos Fonseca (1930-2022)
- José Carlos Xavier (—2022)
- Audições para reforços do Coro do Teatro Nacional de São Carlos 2022
- Svetlin Chichkov 1967 2022
- Tania Achot 1937-2022
- Audições OSP I Violinos 2022
- Estatuto dos Profissionais da Cultura
- PRR Cultura — Dia Aberto
- João Carlos de Freitas Branco Paes 1928 – 2021
- Audições para Cantores Solistas
- Edita Gruberova 1946-2021
- Em Andante Apassionato
- AUMENTAMOS A LOTAÇÃO DA SALA
- VENHA À ÓPERA COM O IVAUCHER
- Jornadas Europeias do Património 2021
- CORO DO TNSC E OSP NO ADEUS AO EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JORGE SAMPAIO
- Jorge Sampaio 1939-2021
- Atualização de Informação de reagendamento de La Bohème e Le Comte Ory
- José Afonso 1930-2021
- Elisa Lamas 1926-2021
- Olga Prats e o TNSC
- Olga Prats 1938-2021
- Graham Vick 1953-2021
- Marco Pereira vence ABC Compositores Prémio Incentivo à Criação
- 228º Aniversário do TNSC
- OPART e NOVA FCSH assinam protocolo para estudo do património do TNSC — 21.06.2021
- Ernani — Público residente fora da Área Metropolitana de Lisboa — 17.06.2021
- PLANO DE PREVENÇÃO E CONTINGÊNCIA — atualizado a 7.06.2021
- VIII Concurso Internacional de Canto Alfredo Kraus — 24.05.2021
- Concurso público para aquisição de serviços de design — 20.05.2021
- DIA MUNDIAL DO TEATRO — 27.03.2021
- CANCELAMENTO DA ÓPERA TRILOGIA DAS BARCAS
- #SAOCARLOSVOLTAASUACASA
- ATIVIDADE SUSPENSA 15 JAN-15 ABR 2021
- PRESIDÊNCIA PORTUGUESA DO CONSELHO DA UE
- CONTINUAMOS ABERTOS, COMEÇAMOS MAIS CEDO
- FUNDO DE SOLIDARIEDADE COM A CULTURA
- REAGENDAMENTO DE ESPETÁCULOS
- REGRAS E NORMAS DE SEGURANÇA
- Simplex+
- SERVIÇO EDUCATIVO E DE PEDAGOGIA
- NEWSLETTER
FESTIVAL CRIASONS — 3ª EDIÇÃO
Teatro Nacional de São Carlos
Salão Nobre
12 de novembro, 18h30
PROGRAMA ANTÓNIO VICTORINO D’ALMEIDA
DANIEL DAVIS (compositor emergente)
«AS SUITES TEATRAIS»
A música de cena, tanto ou mesmo até mais do que as bandas sonoras cinematográficas, deve refletir o mais possível a personalidade do dramaturgo, obviamente, a das personagens, mas também a do encenador.
Assim, se O Cerejal tem uma estética musical que se associa claramente, penso eu, a Tchekov e à Rússia do seu tempo, também me parece indiscutível que esta minha partitura se deveu em grande parte aos conceitos do encenador Achim Benning — ao tempo também Diretor do Burgtheater de Viena. Nessa encenação, a pequena orquestra de judeus (que, noutras encenações, se faz
apenas ouvir ao longe…) fazia, parte da ação, reagindo de acordo com as situações criadas pelas personagens, podendo até «perder a cabeça» e entrar, aqui e acolá, por uma linguagem caótica condizente com a ação que se desenrolava no palco.
Já em Feydeau, a partitura de La puce à l’oreille, que também escrevi para o Burgtheater, segue claramente a linha estética do chamado teatro de boulevard, mas não conta nenhuma história paralela. Sobretudo, situa-nos na época, respondendo, de quando em quando, ao humor do texto.
Assim, talvez pudesse ter sido «outro compositor» aquele que escreveu a música de cena para “Uma Donzela para um Gorila”, onde as truculências, por vezes surreais, do dramaturgo Arrabal mergulham os espetadores num estranho mundo de absurdos, pincelados aqui e além por inesperadas notas de realismo. Este mundo de contrastes entre o burlesco e o brutal — ou também o sensual, com laivos de surpreendente candura —, foi-me sugerido pelo brilhante encenador Philippe Fridman, alguém que conseguiu transformar um grupo de jovens estudantes do Liceu Francês de Lisboa numa das melhores companhias teatrais de então. A ligação do oboé (também corne inglês) e da flauta à inusitada parceria de um piano e de um cravo, e destes a um naipe de percussionistas que engloba a chamada bateria de jazz, terá sido a minha tentativa de corresponder às truculências de Arrabal.
— António Victorino D’Almeida, 2020
Apresentação por Achim Benning, Diretor do Burgtheater de Viena
António Victorino d’Almeida
Anton Tchekhov – O Cerejal op. 60 (1982)
Encomenda do Burgtheater de Viena.
Estreado no Burgtheater, Viena, em 1982 – encenação de Achim Benning para clarinete, violino, trompa, fagote, acordeão e piano.
António Victorino d’Almeida
A Relíquia
Adaptação teatral do romance de Eça de Queiroz.
Dramaturgia e música original de António Victorino d’Almeida.
Encomenda do Burgtheather de Viena.
Estreia em Portugal em 2000 (Teatro «A Barraca», encenação de Hélder Costa).
Versão para piano a 4 mãos.
Daniel Davis
Between a Man and a Butterfly (2020)
para violino, violoncelo e piano.
Obra em estreia absoluta composta especialmente para o Festival Criasons III.
António Victorino d’Almeida
Georges Feydeau – La Puce à l’Oreille op. 61 (1983)
Encomenda do Burgtheater de Viena.
Estreado no Burgtheater, Viena, em 1983 — encenação de Achim Benning para quarteto de cordas, trompete, acordeão, harpa, piano e percussões.
Direção Brian MacKay
Piano António Victorino d’Almeida
Flauta Katharine Rawdon
Clarinete Paulo Gaspar
Fagote Franz Dorsam
Trompa Luís Vieira
Trompete António Quítalo
Piano Taíssa Poliakova
Piano Madalena Garcia Reis
Acordeão Paulo Jorge Ferreira
Bateria Pedro Silva
Violino Luís Pacheco Cunha
Violino Maria José Laginha
Violeta Isabel Pimentel
Harpa Carmen Cardeal
Bilheteira São Carlos
Contacte-nos via telefone:
[+351] 213253045 / [+351] 213253046
ou email: reserva.bilhetes@saocarlos.pt
Morada
Teatro Nacional de São Carlos
Rua Serpa Pinto, n.º 9
1200-442, Lisboa