- TNSC
- OPArt
- QUEM SOMOS
- ORGÃOS SOCIAIS
- DOCUMENTOS LEGAIS
- PROTEÇÃO DE PARENTALIDADE
- REGULAMENTO DE PREVENÇÃO E COMBATE AO BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS E AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO
- REGULAMENTO ÉTICA E CONDUTA IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO
- PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO E NÃO DISCRIMINAÇÃO
- PLANO PARA A IGUALDADE 2022
- PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO 2021
- RELATÓRIO ANUAL PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO 2022
- REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DE CORREIO ELETRÓNICO
- TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
- DIRETOR ARTISTICO
- ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
- CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
- QUEM SOMOS
- PRODUÇÕES PARA ALUGUER
- CENTRO HISTÓRICO
- ORGANISMOS ASSOCIADOS
- CONTACTOS
- OPArt
- PROGRAMAÇÃO
- TEMPORADA 2023-2024
- TEMPORADAS ANTERIORES
- TEMPORADA 2022—2023
- TEMPORADA JAN JUN 2022
- TEMPORADA SET DEZ 2021
- TEMPORADA 2020 2021
- PROGRAMAÇÃO SETEMBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO OUTUBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2021
- PROGRAMAÇÃO FEVEREIRO 2021
- PROGRAMAÇÃO MARÇO 2021
- PROGRAMAÇÃO ABRIL 2021
- Programação MAIO 2021
- São Carlos Volta a Sua Casa
- Transmissões online
- Concerto 5.09.2020 — ONLINE A 29 JAN, 21h
- La Wally 14.10.2020 — ONLINE A 31 JAN, 16h
- Concerto 12.09.2020 — ONLINE A 5 FEV, 21h
- Concerto 14.01.2021 — ONLINE A 7 FEV, 16h
- Concerto 28.06.2020 — ONLINE A 12 FEV, 21h
- Concerto 14.07.2020 — ONLINE A 14 FEV, 16h
- Concerto 23.12.2020 — ONLINE A 19 FEV, 21h
- Maria Stuarda 29.1.2020 — ONLINE A 21 FEV, 16h
- Concerto 22.9.2018 — ONLINE A 26 FEV, 21h
- La Traviata 14.06.2018 — ONLINE A 28 FEV, 16h
- Recital de Canto e Piano — ONLINE A 5 MAR, 21h
- Entrudo o Vento Levou — ONLINE A 7 MAR, 16h
- Um Cancioneiro I — ONLINE A 12 MAR, 21H
- Entrudo o Vento Levou — ONLINE A 14 MAR, 16H
- No Meu Baú
- Bocas e Cenas
- ABC… Compositores!
- Transmissões online
- Festival CriaSons 2020
- Temporada 2019 2020
- Devolver Confiança
- o que é que a ópera tem
- #SãoCarlosEmSuaCasa
- GALA DE ÓPERA 26 e 28 JUNHO 2020
- CONCERTO DE CÂMARA 10 JUNHO 2020
- Temporada Lírica 2019 2020
- Temporada Sinfónica 2019 2020
- Temporada de Câmara 2019 2020
- Temporada de Câmara Foyer 2019 2020
- Temporada Famílias 2019 2020
- Festival Antena2
- Portugal Entra Em Cena
- Temporada 2018-2019
- TEMPORADA 2017 2018
- TEMPORADA 2016 2017
- TEMPORADA 2015/2016
- TEMPORADA 2014/2015
- ESTÚDIOS VICTOR CÓRDON
- BILHETEIRA
- NOTÍCIAS
- Jornadas Europeias do Património
- Lisete Marques (1942-2023)
- Projeto de conceção para a intervenção no Teatro Nacional de São Carlos com assinatura de João Mendes Ribeiro e Atelier 15
- Rui Amado (1949-2023)
- Procedimento de Seleção para Direção Artística do TNSC
- Grace Bumbry (1937-2023)
- Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023
- José Feio
- Concerto Solidário pelas vítimas dos sismos na Turquia e na Síria
- Natalia Roubtsova 1947 2023
- ABC COMPOSITORES PRÉMIO DE INCENTIVO À CRIAÇÃO 3.ª EDIÇÃO, 2023
- Azio Corghi 1937—2022
- Dia Mundial da Ópera 25 de outubro
- Ana María Sánchez 1959 2022
- Queen Elizabeth II 1926 — 2022
- Enza Ferrari
- Preparação de um concurso para intervenção no TNSC
- BRUNO VICENTE VENCEDOR PRÉMIO ABC… COMPOSITORES!
- Dia Mundial da Criança — livestream para Escolas do 1º e 2º Ciclo
- Assinatura de Protocolo de Colaboração entre OPART e Teatro Micaelense
- Apresentação CD NAXOS Obras de Fernando Lopes Graça
- Dia Mundial da Língua Portuguesa 2022
- Madalena Moreira de Sá e Costa 1915 2022
- Sobre o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022
- Visitas Guiadas gratuitas no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022
- Récita Solidária de La bohème pelo povo ucraniano
- Cultura pela Ucrânia
- Informação para os portadores de bilhetes para La bohème
- Carlos Fonseca (1930-2022)
- José Carlos Xavier (—2022)
- Audições para reforços do Coro do Teatro Nacional de São Carlos 2022
- Svetlin Chichkov 1967 2022
- Tania Achot 1937-2022
- Audições OSP I Violinos 2022
- Estatuto dos Profissionais da Cultura
- PRR Cultura — Dia Aberto
- João Carlos de Freitas Branco Paes 1928 – 2021
- Audições para Cantores Solistas
- Edita Gruberova 1946-2021
- Em Andante Apassionato
- AUMENTAMOS A LOTAÇÃO DA SALA
- VENHA À ÓPERA COM O IVAUCHER
- Jornadas Europeias do Património 2021
- CORO DO TNSC E OSP NO ADEUS AO EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JORGE SAMPAIO
- Jorge Sampaio 1939-2021
- Atualização de Informação de reagendamento de La Bohème e Le Comte Ory
- José Afonso 1930-2021
- Elisa Lamas 1926-2021
- Olga Prats e o TNSC
- Olga Prats 1938-2021
- Graham Vick 1953-2021
- Marco Pereira vence ABC Compositores Prémio Incentivo à Criação
- 228º Aniversário do TNSC
- OPART e NOVA FCSH assinam protocolo para estudo do património do TNSC — 21.06.2021
- Ernani — Público residente fora da Área Metropolitana de Lisboa — 17.06.2021
- PLANO DE PREVENÇÃO E CONTINGÊNCIA — atualizado a 7.06.2021
- VIII Concurso Internacional de Canto Alfredo Kraus — 24.05.2021
- Concurso público para aquisição de serviços de design — 20.05.2021
- DIA MUNDIAL DO TEATRO — 27.03.2021
- CANCELAMENTO DA ÓPERA TRILOGIA DAS BARCAS
- #SAOCARLOSVOLTAASUACASA
- ATIVIDADE SUSPENSA 15 JAN-15 ABR 2021
- PRESIDÊNCIA PORTUGUESA DO CONSELHO DA UE
- CONTINUAMOS ABERTOS, COMEÇAMOS MAIS CEDO
- FUNDO DE SOLIDARIEDADE COM A CULTURA
- REAGENDAMENTO DE ESPETÁCULOS
- REGRAS E NORMAS DE SEGURANÇA
- Simplex+
- SERVIÇO EDUCATIVO E DE PEDAGOGIA
- NEWSLETTER
OEDIPUS REX: ENCONTRO COM OS ARTISTAS
Foyer do Teatro Nacional São Carlos
9 de novembro 18h00
Com Cátia Moreso [Jocaste], Nikolai Schukoff [Œdipe], Ricardo Pais [Encenador], António Lagarto [Cenógrafo e Figurinista], Patrick Dickie [Director Artístico do Teatro Nacional de São Carlos].
Os cantores Cátia Moreso (Jocaste) e Nikolai Schukoff (Œdipe), bem como o Encenador Ricardo Pais e o Cenógrafo e Figurinista António Lagarto conversarão informalmente com Patrick Dickie, Diretor Artístico do Teatro Nacional de São Carlos, sobre a experiência de trabalho na presente produção de Œdipus Rex, de Igor Stravinsky.
Cátia Moreso
Jocaste
Obteve a licenciatura em canto e o grau de Mestre (Curso de Ópera) na Guildhall School of Music and Drama, em Londres. Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, estudou no National Opera Studio com Susan Waters.
O seu repertório de ópera inclui, entre tantos: Baronesa (Lindane e Dalmiro), Suzuki (Madama Butterfly), Mother Goose (The Rake’s Progress), Clotilde (Norma), 2ª Bruxa e Espírito (Dido and Aeneas), Maddalena e Giovanna (Rigoletto), Mezzo (Lady Sarashina de Peter Eötvos), Giano (Il Trionfo d’Amore), 3ª Dama (Die Zauberflöte), Madame de Croissy e Mère Jeanne (Dialogues des Carmélites), Carmella (La vida breve), Carmen (Carmen) e Mrs. Quickly (Falstaff).
Em concerto foi solista, entre outros, em Requiem de Verdi, Duruflé, Mozart e Bomtempo, Gloria e Magnificat de Vivaldi, Magnificat, Oratorio de Natal e Páscoa de Bach. Stabat Mater e Petite Messe Solennelle de Rossini, Mass No. 3 e Te Deum de Bruckner, St. Messias e Te Deum de Händel e Te Deum de Zelenka.
Nikolai Schukoff
Œdipe
Tenor austríaco, estudou no Mozarteum Salzburg.
A sua projeção internacional surgiu em papéis como Siegmund (Die Walküre), Don José (Carmen), Parsifal e Erik (Der fliegende holländer), Parsifal, , Erik (Der Fliegende Holländer), Loge (Rheingold), Grigori Otrepjew (Boris Godunov) e Bacchus (Ariadne auf Naxos), o papel principal numa nova produção de Parsifal e Gurrelieder sob a batuta de Zubin Mehta.
Cantou Don José numa nova produção de Carmen na Opéra de Paris/Bastille, a que se seguiu a sua estreia, no mesmo papel, na Metropolitan Opera de Nova Iorque.
Após a sua interpretação de Cavaradossi (Tosca), foi Siegmund (Die Walküre), com direção musical de Zubin Mehta. Participou em Faust Symphony (Liszt), dirigida por Riccardo Chailly, em Parsifal e Oedipus Rex.
Muito recentemente, foi aclamado pelo seu desempenho como Eléazar em La Juive, em Lion, antes da sua gravação de Otello com a Orquestra Gulbenkian, em Lisboa, sob a batuta de Lawrence Foster.
Compromissos futuros incluem Erik (Die Fliegende Holländer) no Teatro Real de Madrid, Pedro (Tiefland) em Toulouse e Parsifal em Helsínquia, entre outros.
Ricardo Pais
Encenador
Diplomado em Encenação pelo Drama Centre London. Foi professor da Escola Superior de Cinema de Lisboa; coordenador do projeto Área Urbana em Viseu; Diretor do Teatro Nacional D. Maria II e comissário geral para Coimbra – Capital do Teatro. Foi Diretor do Teatro Nacional São João entre 1996 e 2009, com um interregno de dois anos. Nessa condição, dirigiu o festival PoNTI – Porto. Natal. Teatro. Internacional. em 1997, 1999 e 2004, tendo esta última edição acolhido o XIII Festival da União dos Teatros da Europa. Do seu percurso de encenador fazem parte mais de cinquenta espetáculos teatrais e criações cénicas, nos quais cruzou a literatura, o canto, a eletrónica, a dança, o teatro radiofónico, o vídeo, a magia, o b-boying e a performance art. Ocupou-se da mais alta literatura em língua portuguesa, trabalhando autores como Fernando Pessoa, Almada Negreiros, Padre António Vieira, Almeida Garrett, António Ferreira e Gil Vicente. Encenou autores nucleares da dramaturgia universal, de Maquiavel a Bernhard, de Shakespeare a Jarry, de Molière a Schnitzler. Prefere, contudo, definir-se como “encenador de música”: citem-se Raízes Rurais. Paixões Urbanas, um retrato melódico de Portugal encomendado pela Cité de la Musique (1998); a ópera The Turn of the Screw, de Benjamin Britten; e Cabelo Branco é Saudade, uma das suas várias incursões no Fado.
António Lagarto
Cenógrafo e Figurinista
Cenógrafo, figurinista e artista plástico, é Mestre pelo Royal College of Art — Londres. Foi diretor do Teatro Nacional D. Maria II e presidente da Escola Superior de Teatro e Cinema, onde é docente. Dirigiu o Festival Internacional de Teatro – FIT, Lisboa (1990-1995). As suas cenografias e figurinos, têm sido apresentadas nos Teatros Nacionais de São Carlos, D. Maria II e S. João, pela Companhia Nacional de Bailado e no Ballet Gulbenkian, nas Óperas de Paris (Garnier e Bastille) e de Turim, no Sadler’s Wells e outro teatros no Reino Unido, em França, Genève, Madrid, São Paulo e Banguecoque.
Criou para encenações de Ricardo Pais, Jorge Lavelli, Alain Ollivier, Maria Emília Correia, João Grosso, Nuno Carinhas e Cândida Vieira e coreografias de Robert Cohan, Olga Roriz, Paulo Ribeiro, John Cranko, Ted Brandson e Mehmet Balkan, entre outros. Foi distinguido com os Prémios Se7e de Ouro, Garrett e da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. Em 2014-15 o MUDE – Museu do Design e da Moda, apresentou uma retrospetiva de figurinos seus – De Matrix a Bela Adormecida –, documentada em livro. Expôs no Museu de Serralves, na Galeria da Triennale em Milão, nas ExperimentaDesign 1999 e 2005, na Galeria Luís Serpa, na Alternativa Zero e galerias em Londres, Nova Iorque e Florença.
É Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Patrick Dickie
Diretor Artístico
Patrick Dickie é produtor e consultor artístico nas áreas de ópera e artes performativas. Colabora regularmente com a English National Opera, com o Festival Aldeburgh Music e com o Almeida Theatre, em Londres, onde é responsável por grande parte das colaborações e projetos operáticos. É atualmente o Diretor Artístico do Teatro Nacional de São Carlos.
Bilheteira São Carlos
Contacte-nos via telefone:
[+351] 213253045 / [+351] 213253046
ou email: reserva.bilhetes@saocarlos.pt
Morada
Teatro Nacional de São Carlos
Rua Serpa Pinto, n.º 9
1200-442, Lisboa