TNSCTNSCTNSC

  • TNSC
    • TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
    • DIRETORA ARTISTICA
    • ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
      • MAESTRINA TITULAR
        DA ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
      • MÚSICOS
      • Audições OSP II Violinos Tutti
      • Audições OSP Viola Tutti
      • Audições OSP Flauta Piccolo
    • CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
      • CORALISTAS
    • PRODUÇÕES PARA ALUGUER
      • Disponível para consulta mediante palavra-passe. Solicite-a através do email: alda.giesta@saocarlos.pt
        • LA TRAVIATA
        • WERTHER
        • NABUCCO
      • Available through password. Please ask the password to alda.giesta@saocarlos.pt
        • LA TRAVIATA
        • WERTHER
        • NABUCCO
    • VISITAS GUIADAS
    • CENTRO HISTÓRICO
    • ORGANISMOS ASSOCIADOS
      • PERFORMART
      • PEARLE*
      • OPERA EUROPA
      • REDE IBÉRICA DE TEATROS HISTÓRICOS
      • DISABILITY ARTS INTERNATIONAL BRITISH COUNCIL
    • QUEM SOMOS
    • OPArt
      • COVID19 — PREVENÇÃO E CONTINGÊNCIA
        • COVID19 Plano de Prevenção e Contingência Setembro 2020
        • COVID19 Plano de Prevenção e Contingência Maio 2020
      • Simplex+ 2017
    • CONTACTOS
  • PROGRAMAÇÃO
    • PROGRAMAÇÃO SETEMBRO 2020
    • PROGRAMAÇÃO OUTUBRO 2020
    • PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2020
    • PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO 2020
    • PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2021
    • PROGRAMAÇÃO FEVEREIRO 2021
    • São Carlos Volta a Sua Casa
      • Transmissões online
        • Concerto 5.09.2020 — ONLINE A 29 JAN, 21h
        • La Wally 14.10.2020 — ONLINE A 31 JAN, 16h
        • Concerto 12.09.2020 — ONLINE A 5 FEV, 21h
        • Concerto 14.01.2021 — ONLINE A 7 FEV, 16h
        • Concerto 28.06.2020 — ONLINE A 12 FEV, 21h
        • Concerto 14.07.2020 — ONLINE A 14 FEV, 16h
        • Concerto 23.12.2020 — ONLINE A 19 FEV, 21h
        • Maria Stuarda 29.1.2020 — ONLINE A 21 FEV, 16h
        • Concerto 22.9.2018 — ONLINE A 26 FEV, 21h
      • No Meu Baú
      • Bocas e Cenas
      • ABC… Compositores!
    • Festival CriaSons 2020
      • Festival Criasons 12 de Novembro 2020
      • Festival Criasons 3 dezembro 2020
      • Festival Criasons 21 janeiro 2021
      • Festival Criasons 25 fevereiro 2021
    • TEMPORADAS ANTERIORES
      • Temporada 2019 2020
        • Devolver Confiança
        • o que é que a ópera tem
        • #SãoCarlosEmSuaCasa
        • GALA DE ÓPERA 26 e 28 JUNHO 2020
        • CONCERTO DE CÂMARA 10 JUNHO 2020
        • Temporada Lírica 2019 2020
        • Temporada Sinfónica 2019 2020
        • Temporada de Câmara 2019 2020
        • Temporada de Câmara Foyer 2019 2020
        • Temporada Famílias 2019 2020
        • Festival Antena2
        • Portugal Entra Em Cena
      • Temporada 2018-2019
        • Temporada Lírica 2018 2019
        • Temporada Sinfónica 2018 2019
        • Temporada de Câmara 2018 2019
        • Bernstein e a Música Americana Foyer 2019
        • Concerto Para Famílias
        • Os Dias da Música 2019
        • Acolhimentos 2018 2019
        • Residências Artísticas 2019
      • TEMPORADA 2017 2018
        • TEMPORADA LÍRICA 2017 2018
        • TEMPORADA SINFÓNICA 2017 2018
        • TEMPORADA DE CONCERTOS DE CÂMARA 2017 2018
        • PROGRAMAÇÃO DE NATAL 2017
        • Outras Iniciativas 2017
        • PAREDES MEIAS 2017
        • MEMÓRIAS DA ÓPERA 2018
      • TEMPORADA 2016 2017
        • Temporada Lírica 2016/2017
        • Temporada Sinfónica 2016/2017
        • Temporada de Música de Câmara 2016/2017
        • Recitais A Propósito de 2016/2017
        • Compositor Residente para a Temporada 2016/2017
      • TEMPORADA 2015/2016
        • Festival de Natal 2016
      • TEMPORADA 2014/2015
      • ESTÚDIOS VICTOR CÓRDON
        • Estúdios Victor Córdon 2018-2019
        • Estúdios Victor Córdon 2017-2018
  • BILHETEIRA
    • DESCONTOS PERMANENTES E INFORMAÇÕES
  • NEWSLETTER
  • NOTÍCIAS
    • #SAOCARLOSVOLTAASUACASA
    • CANCELAMENTO DA ÓPERA TRILOGIA DAS BARCAS
    • AUDIÇÕES ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
    • ATIVIDADE SUSPENSA 15 JAN-1 MAR 2021
    • PRESIDÊNCIA PORTUGUESA DO CONSELHO DA UE
    • CONTINUAMOS ABERTOS, COMEÇAMOS MAIS CEDO
    • FUNDO DE SOLIDARIEDADE COM A CULTURA
    • REAGENDAMENTO DE ESPETÁCULOS
    • REGRAS E NORMAS DE SEGURANÇA
    • PLANO DE PREVENÇÃO E CONTINGÊNCIA

Elisabete MatosElisabete Matos
Diretora Artística do Teatro Nacional de São Carlos

Elisabete Matos nasceu em Caldas das Taipas, Guimarães. Estudou canto e violino no Conservatório de Música de Braga. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, mudou-se para Espanha, onde completou a sua formação.

Interpretou papéis wagnerianos como Isolda (Tristan und Isolde), Elisabeth (Tanhäuser), Elsa e Ortrud (Lohengrin), Freia (Das Rheingold), Sieglinde e Brünhilde (Die Walküre), Gutrune e Brünhilde (Götterdämmerung), Senta (Fliegenden Hollânder)  e Irene de (Rienzi). De Verdi, interpretou Elisabetta di Vallois (Don Carlo), Violetta (La Traviata), Lisa (La Battaglia di Legnano), Amélia (Ballo in maschera), Abigaille (Nabucco), Lady Macbeth (Macbeth), Alice Ford (Falstaff), Amélia (Gustavo III) e Amélia (Simone Boccanegra). De Puccini, os papéis titulares de Turandot, Tosca, Suor Angelica, Minnie (La Fanciulla del West), Mimí (La Bohème), entre outros.

De outros compositores, interpretou Chimène de Le Cid (Massenet), La Voix de La Voix Humaine e Madame Lidoine de Les Dialogues de Carmelites,  de (Poulenc), Zazà (Leoncavallo), Salud de La Vida Breve (Falla), Divinas Palabras ( Garcia Abril), Margarita la Tornera (Chapí),Gaudi ( J. Guinjoan), Katia Kabanova (Janaácek), Condessa de Capriccio e Elektra de (Strauss), Santuzza de Cavalleria Rusticana (Mascagni), Norma (Bellini), Iphigénie en Tauride (Gluck), La Gioconda (Ponchielli), Cassandre de Les Troyens (Berlioz) entre outros.

Frequentou as melhores salas de Concertos mundiais, com um vasto repertório e com as melhores Orquestras.

Atuou no Metropolitan Opera House de Nova Iorque, Wiener Staatsoper, Deutche Oper Berlin, Teatro alla Scala de Milano, Washington Opera, Sttatsoper Hamburg, Avery Fisher Hall, New York, Los Angeles Opera, Teatro Nacional de São Carlos de Lisboa, Teatro Real de Madrid, Arena di Verona, Maggio Musicale Fiorentino, Gran Teatre del Liceu de Barcelona, The Israeli Opera, Teatro dell’Opera di Roma, Teatro La Fenice di Venezia, Opéra National du Rhin, San Carlo di Napoli, China NCPA Beijing, Teatro Regio di Torino, Opéra de Nice, Teatro Massimo Bellini de Catania, Theatre du Capitole de Toulouse, Teatro Municipal de Santiago de Chile, Odissey Opera Boston, Vlaamse Opera, Daegu International Opera, Opera de Lima, Teatro Vittorio Emmanuele di Messina, Festival di Macerata, Teatro Piccini di Bari, Festival da Madeira, dos Açores, de Sintra, do Estoril, Festival de Torre del Lago, Welsh National Opera, entre outros.

Foi dirigida por grandes maestros, entre os quais Lorin Maazel, James Conlon, Riccardo Muti,  Zubin Metha, Valery Gergiev, Daniel Oren, Daniel Baremboin, Bruno Bartoletti e acompanhada por solistas como Plácido Domingo, José Carreras, Mariella Devia, Leo Nucci, Renato Bruson, Eva Marton entre outros.

Gravou La Dolores, El Sombrero de Tres Picos, Requiem de Suppé, Götterdämmerung, das Rheingold, La Bataglia di Legnano, Le Cid, Les Troyens e o DVD Verdi Cento com os melhores cantores deste reportório.

Em 2000, foi galardoada com um Grammy pela gravação do papel titular de “La Dolores”, de Bretón, com Plácido Domingo, para a Decca.

Elisabete Matos recebeu as condecorações de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e de Grã-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, concedidas pela Presidência da República, foi galardoada com a Medalha de Ouro de Mérito Artístico da Cidade de Guimarães pela Câmara Municipal de Guimarães e distinguida com a Medalha de Mérito Cultural concedida pela Secretaria de Estado da Cultura em 2015.

Recebeu ainda a medalha de Filha Predileta da Vila de Caldas das Taipas, onde nasceu, a condecoração do Rotary Club de Caldas das Taipas e as medalhas de honra do Grémio Literário e da Sociedade Eça de Queirós.

Venceu vários prémios em concursos nacionais e internacionais, como o Concurso de Canto Luísa Todi, o Belvedere de Viena, Operália, entre outros. Recebeu também o prémio de final de curso Lola Rodriguez Aragón”, o prémio Lyons da Lírica Italiana, o prémio Femina 2012 e o prémio Voz do Ano 2012.

Foi-lhe ainda atribuído, o prémio Maria Isabel Barren — Mulheres Criadoras de Cultura, iniciativa da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais do Ministério da Cultura.

É Professora Adjunta Convidada na ESART desde 2014 e, desde 2017, Diretora Artística do Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães.

É diretora artística do Teatro Nacional de São Carlos desde outubro de 2019.


Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia

 

República Portuguesa — Cultura

 

OPART Organismo de Produção Artística

 
 


 
 

O idealista apoia
o Teatro Nacional
de São Carlos

O idealista apoia o Teatro Nacional de São Carlos

 


BOL — Bilheteira Online
Site https://tnsc.bol.pt/
Telefone: (+351) 214 160 350,
em dias úteis, das 10h às 19h.
Email ajuda@bol.pt


Bilheteira CCB
Telefone: (+351) 213 612 627
Atendimento via email para bilheteiraccb@ccb.pt


Bilheteira São Carlos
De momento o atendimento é feito exclusivamente através do email reserva.bilhetes@saocarlos.pt
Agradecemos a compreensão.


Morada
Teatro Nacional de São Carlos
Rua Serpa Pinto, n.º 9
1200-442, Lisboa




Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia


 
 
República Portuguesa — Cultura


 
 
OPART Organismo de Produção Artística


 

O idealista apoia o Teatro Nacional de São Carlos

 
 
 




TNSC · 2017
  • /TNSC
    • /TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
    • /DIRETORA ARTISTICA
    • /ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
      • /MAESTRINA TITULAR
        DA ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
      • /MÚSICOS
      • /Audições OSP II Violinos Tutti
      • /Audições OSP Viola Tutti
      • /Audições OSP Flauta Piccolo
    • /CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
      • /CORALISTAS
    • /PRODUÇÕES PARA ALUGUER
      • /Disponível para consulta mediante palavra-passe. Solicite-a através do email: alda.giesta@saocarlos.pt
        • /LA TRAVIATA
        • /WERTHER
        • /NABUCCO
      • /Available through password. Please ask the password to alda.giesta@saocarlos.pt
        • /LA TRAVIATA
        • /WERTHER
        • /NABUCCO
    • /VISITAS GUIADAS
    • /CENTRO HISTÓRICO
    • /ORGANISMOS ASSOCIADOS
      • /PERFORMART
      • /PEARLE*
      • /OPERA EUROPA
      • /REDE IBÉRICA DE TEATROS HISTÓRICOS
      • /DISABILITY ARTS INTERNATIONAL BRITISH COUNCIL
    • /QUEM SOMOS
    • /OPArt
      • /COVID19 — PREVENÇÃO E CONTINGÊNCIA
        • /COVID19 Plano de Prevenção e Contingência Setembro 2020
        • /COVID19 Plano de Prevenção e Contingência Maio 2020
      • /Simplex+ 2017
    • /CONTACTOS
  • /PROGRAMAÇÃO
    • /PROGRAMAÇÃO SETEMBRO 2020
    • /PROGRAMAÇÃO OUTUBRO 2020
    • /PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2020
    • /PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO 2020
    • /PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2021
    • /PROGRAMAÇÃO FEVEREIRO 2021
    • /São Carlos Volta a Sua Casa
      • /Transmissões online
        • /Concerto 5.09.2020 — ONLINE A 29 JAN, 21h
        • /La Wally 14.10.2020 — ONLINE A 31 JAN, 16h
        • /Concerto 12.09.2020 — ONLINE A 5 FEV, 21h
        • /Concerto 14.01.2021 — ONLINE A 7 FEV, 16h
        • /Concerto 28.06.2020 — ONLINE A 12 FEV, 21h
        • /Concerto 14.07.2020 — ONLINE A 14 FEV, 16h
        • /Concerto 23.12.2020 — ONLINE A 19 FEV, 21h
        • /Maria Stuarda 29.1.2020 — ONLINE A 21 FEV, 16h
        • /Concerto 22.9.2018 — ONLINE A 26 FEV, 21h
      • /No Meu Baú
      • /Bocas e Cenas
      • /ABC… Compositores!
    • /Festival CriaSons 2020
      • /Festival Criasons 12 de Novembro 2020
      • /Festival Criasons 3 dezembro 2020
      • /Festival Criasons 21 janeiro 2021
      • /Festival Criasons 25 fevereiro 2021
    • /TEMPORADAS ANTERIORES
      • /Temporada 2019 2020
        • /Devolver Confiança
        • /o que é que a ópera tem
        • /#SãoCarlosEmSuaCasa
        • /GALA DE ÓPERA 26 e 28 JUNHO 2020
        • /CONCERTO DE CÂMARA 10 JUNHO 2020
        • /Temporada Lírica 2019 2020
        • /Temporada Sinfónica 2019 2020
        • /Temporada de Câmara 2019 2020
        • /Temporada de Câmara Foyer 2019 2020
        • /Temporada Famílias 2019 2020
        • /Festival Antena2
        • /Portugal Entra Em Cena
      • /Temporada 2018-2019
        • /Temporada Lírica 2018 2019
        • /Temporada Sinfónica 2018 2019
        • /Temporada de Câmara 2018 2019
        • /Bernstein e a Música Americana Foyer 2019
        • /Concerto Para Famílias
        • /Os Dias da Música 2019
        • /Acolhimentos 2018 2019
        • /Residências Artísticas 2019
      • /TEMPORADA 2017 2018
        • /TEMPORADA LÍRICA 2017 2018
        • /TEMPORADA SINFÓNICA 2017 2018
        • /TEMPORADA DE CONCERTOS DE CÂMARA 2017 2018
        • /PROGRAMAÇÃO DE NATAL 2017
        • /Outras Iniciativas 2017
        • /PAREDES MEIAS 2017
        • /MEMÓRIAS DA ÓPERA 2018
      • /TEMPORADA 2016 2017
        • /Temporada Lírica 2016/2017
        • /Temporada Sinfónica 2016/2017
        • /Temporada de Música de Câmara 2016/2017
        • /Recitais A Propósito de 2016/2017
        • /Compositor Residente para a Temporada 2016/2017
      • /TEMPORADA 2015/2016
        • /Festival de Natal 2016
      • /TEMPORADA 2014/2015
      • /ESTÚDIOS VICTOR CÓRDON
        • /Estúdios Victor Córdon 2018-2019
        • /Estúdios Victor Córdon 2017-2018
  • /BILHETEIRA
    • /DESCONTOS PERMANENTES E INFORMAÇÕES
  • /NEWSLETTER
  • /NOTÍCIAS
    • /#SAOCARLOSVOLTAASUACASA
    • /CANCELAMENTO DA ÓPERA TRILOGIA DAS BARCAS
    • /AUDIÇÕES ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
    • /ATIVIDADE SUSPENSA 15 JAN-1 MAR 2021
    • /PRESIDÊNCIA PORTUGUESA DO CONSELHO DA UE
    • /CONTINUAMOS ABERTOS, COMEÇAMOS MAIS CEDO
    • /FUNDO DE SOLIDARIEDADE COM A CULTURA
    • /REAGENDAMENTO DE ESPETÁCULOS
    • /REGRAS E NORMAS DE SEGURANÇA
    • /PLANO DE PREVENÇÃO E CONTINGÊNCIA