- TNSC
- OPArt
- ORGÃOS SOCIAIS
- QUEM SOMOS
- DOCUMENTOS LEGAIS
- PROTEÇÃO DE PARENTALIDADE
- REGULAMENTO DE PREVENÇÃO E COMBATE AO BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS E AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO
- REGULAMENTO ÉTICA E CONDUTA IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO
- PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO E NÃO DISCRIMINAÇÃO
- PLANO PARA A IGUALDADE 2022
- PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO
- REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DE CORREIO ELETRÓNICO
- TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
- DIRETORA ARTISTICA
- ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
- CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
- QUEM SOMOS
- PRODUÇÕES PARA ALUGUER
- CENTRO HISTÓRICO
- ORGANISMOS ASSOCIADOS
- CONTACTOS
- OPArt
- PROGRAMAÇÃO
- TEMPORADA 2022—2023
- TEMPORADAS ANTERIORES
- TEMPORADA JAN JUN 2022
- TEMPORADA SET DEZ 2021
- TEMPORADA 2020 2021
- PROGRAMAÇÃO SETEMBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO OUTUBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2021
- PROGRAMAÇÃO FEVEREIRO 2021
- PROGRAMAÇÃO MARÇO 2021
- PROGRAMAÇÃO ABRIL 2021
- Programação MAIO 2021
- São Carlos Volta a Sua Casa
- Transmissões online
- Concerto 5.09.2020 — ONLINE A 29 JAN, 21h
- La Wally 14.10.2020 — ONLINE A 31 JAN, 16h
- Concerto 12.09.2020 — ONLINE A 5 FEV, 21h
- Concerto 14.01.2021 — ONLINE A 7 FEV, 16h
- Concerto 28.06.2020 — ONLINE A 12 FEV, 21h
- Concerto 14.07.2020 — ONLINE A 14 FEV, 16h
- Concerto 23.12.2020 — ONLINE A 19 FEV, 21h
- Maria Stuarda 29.1.2020 — ONLINE A 21 FEV, 16h
- Concerto 22.9.2018 — ONLINE A 26 FEV, 21h
- La Traviata 14.06.2018 — ONLINE A 28 FEV, 16h
- Recital de Canto e Piano — ONLINE A 5 MAR, 21h
- Entrudo o Vento Levou — ONLINE A 7 MAR, 16h
- Um Cancioneiro I — ONLINE A 12 MAR, 21H
- Entrudo o Vento Levou — ONLINE A 14 MAR, 16H
- No Meu Baú
- Bocas e Cenas
- ABC… Compositores!
- Transmissões online
- Festival CriaSons 2020
- Temporada 2019 2020
- Devolver Confiança
- o que é que a ópera tem
- #SãoCarlosEmSuaCasa
- GALA DE ÓPERA 26 e 28 JUNHO 2020
- CONCERTO DE CÂMARA 10 JUNHO 2020
- Temporada Lírica 2019 2020
- Temporada Sinfónica 2019 2020
- Temporada de Câmara 2019 2020
- Temporada de Câmara Foyer 2019 2020
- Temporada Famílias 2019 2020
- Festival Antena2
- Portugal Entra Em Cena
- Temporada 2018-2019
- TEMPORADA 2017 2018
- TEMPORADA 2016 2017
- TEMPORADA 2015/2016
- TEMPORADA 2014/2015
- ESTÚDIOS VICTOR CÓRDON
- BILHETEIRA
- NOTÍCIAS
- Concerto Solidário pelas vítimas dos sismos na Turquia e na Síria
- Natalia Roubtsova 1947 2023
- ABC COMPOSITORES PRÉMIO DE INCENTIVO À CRIAÇÃO 3.ª EDIÇÃO, 2023
- Azio Corghi 1937—2022
- Dia Mundial da Ópera 25 de outubro
- Ana María Sánchez 1959 2022
- Queen Elizabeth II 1926 — 2022
- Enza Ferrari
- Preparação de um concurso para intervenção no TNSC
- BRUNO VICENTE VENCEDOR PRÉMIO ABC… COMPOSITORES!
- Dia Mundial da Criança — livestream para Escolas do 1º e 2º Ciclo
- Assinatura de Protocolo de Colaboração entre OPART e Teatro Micaelense
- Apresentação CD NAXOS Obras de Fernando Lopes Graça
- Dia Mundial da Língua Portuguesa 2022
- Madalena Moreira de Sá e Costa 1915 2022
- Sobre o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022
- Visitas Guiadas gratuitas no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022
- Récita Solidária de La bohème pelo povo ucraniano
- Cultura pela Ucrânia
- Informação para os portadores de bilhetes para La bohème
- Carlos Fonseca (1930-2022)
- José Carlos Xavier (—2022)
- Audições para reforços do Coro do Teatro Nacional de São Carlos 2022
- Svetlin Chichkov 1967 2022
- Tania Achot 1937-2022
- Audições OSP I Violinos 2022
- Estatuto dos Profissionais da Cultura
- PRR Cultura — Dia Aberto
- João Carlos de Freitas Branco Paes 1928 – 2021
- Audições para Cantores Solistas
- Edita Gruberova 1946-2021
- Em Andante Apassionato
- AUMENTAMOS A LOTAÇÃO DA SALA
- VENHA À ÓPERA COM O IVAUCHER
- Jornadas Europeias do Património 2021
- CORO DO TNSC E OSP NO ADEUS AO EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JORGE SAMPAIO
- Jorge Sampaio 1939-2021
- Atualização de Informação de reagendamento de La Bohème e Le Comte Ory
- José Afonso 1930-2021
- Elisa Lamas 1926-2021
- Olga Prats e o TNSC
- Olga Prats 1938-2021
- Graham Vick 1953-2021
- Marco Pereira vence ABC Compositores Prémio Incentivo à Criação
- 228º Aniversário do TNSC
- OPART e NOVA FCSH assinam protocolo para estudo do património do TNSC — 21.06.2021
- Ernani — Público residente fora da Área Metropolitana de Lisboa — 17.06.2021
- PLANO DE PREVENÇÃO E CONTINGÊNCIA — atualizado a 7.06.2021
- VIII Concurso Internacional de Canto Alfredo Kraus — 24.05.2021
- Concurso público para aquisição de serviços de design — 20.05.2021
- DIA MUNDIAL DO TEATRO — 27.03.2021
- CANCELAMENTO DA ÓPERA TRILOGIA DAS BARCAS
- #SAOCARLOSVOLTAASUACASA
- ATIVIDADE SUSPENSA 15 JAN-15 ABR 2021
- PRESIDÊNCIA PORTUGUESA DO CONSELHO DA UE
- CONTINUAMOS ABERTOS, COMEÇAMOS MAIS CEDO
- FUNDO DE SOLIDARIEDADE COM A CULTURA
- REAGENDAMENTO DE ESPETÁCULOS
- REGRAS E NORMAS DE SEGURANÇA
- Simplex+
- SERVIÇO EDUCATIVO E DE PEDAGOGIA
- NEWSLETTER
Centro Cultural de Belém
27 de abril, 19h
Giuseppe Verdi (1813-1901) Otello (1.º e 4.º Atos)
Paulo Ferreira Otello tenor
Evelina Dobračeva Desdémona soprano
Gevorg Hakobyan Iago barítono
Marco Alves dos Santos Cássio tenor
Bruno Almeida Rodrigo tenor
Cátia Moreso Emília meio-soprano
Christian Luján Montano baixo
João Merino Ludovico barítono
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Antonio Pirolli direção musical
Pôr em música algumas das tragédias de Shakespeare foi um sonho que perseguiu Verdi desde a juventude, pensando principalmente em Hamlet, A Tempestade e Rei Lear, cujo libreto Antonio Somma guardava religiosamente à espera de uma ocasião propícia. Verdi só iria conseguir tornar esse sonho realidade aos 33 anos com Macbeth levada pela primeira vez a cena em Florença, em março de 1847. Iriam passar-se mais de 40 anos antes que o público italiano pudesse voltar a escutar uma ópera de Verdi baseada num texto do dramaturgo inglês. Não seria nem Hamlet, nem A Tempestade nem Rei Lear, e a responsabilidade do libreto não caberia a Antonio Somma mas a Arrigo Boito. Verdi e Boito tinham-se desavindo, e a reconciliação ficou a dever-se ao editor Giulio Riccordi. Em 1879, durante um jantar com Verdi e o maestro Franco Faccio, Riccordi falou de Shakespeare, de Otello e de Boito. Verdi pareceu interessado. No dia seguinte, o maestro Faccio visitou o compositor na companhia do libretista. Boito regressou dias mais tarde com um esboço do libreto, e Verdi aconselhou-o a «ir escrevendo um texto que pudesse ser útil para ele, Verdi, para o próprio Boito… ou para outro qualquer.»
A primeira conversa de Riccordi acerca de Otello passou-se em 1879, mas Verdi iniciou o trabalho na ópera só 5 anos mais tarde. Entre o início do trabalho e a sua primeira apresentação pública iriam passar-se cerca de 3 anos.
A estreia de Otello teve lugar no Teatro alla Scala, em Milão, no dia 5 de fevereiro de 1887, com um sucesso extraordinário. Verdi tinha 72 anos.
Neste concerto, contaremos com a apresentação do primeiro e do último ato desta ópera, correspondendo, respetivamente, ao início da intriga perpetrada por Iago e ao consumar da tragédia.
Sinopse
O 1.º Ato passa-se num porto de Chipre onde a população espera a chegada do Governador da Ilha que regressa triunfante duma batalha com o exército turco. A frota consegue ancorar no meio duma tempestade terrível – mas outras tempestades aguardam Otello em terra. Entre a multidão que recebe Otello estão os oficiais Iago, Cássio e Montano e o veneziano Rodrigo. Rodrigo confessa a Iago que está apaixonado por Desdémona, a mulher de Otello. Iago, por sua vez, não esconde o ódio que tem a Otello, sobretudo depois de Otello ter nomeado Cássio para um novo cargo, em detrimento dele próprio. A conspiração não se faz esperar. Com a ajuda de Rodrigo, Iago embebeda Cássio e leva-o a confrontar-se em duelo com Montano, o antigo Governador. Otello aparece e demite Cássio. A multidão dispersa. Finalmente a sós, Otello e Desdémona renovam juras de amor eterno.
Entretanto nos 2.º e 3.º Atos, Iago põe em marcha toda a Intriga. Disposto a despertar os ciúmes de Otello, Iago convence Cássio, o oficial por ele demitido, a pedir a Desdémona que interceda junto do marido a fim de obter o seu perdão. Iago arranja um encontro entre Cássio e Desdémona e, quando os dois estão a conversar no jardim, aponta-os a Otello, insinuando suspeitas de traição. Junto de Emília, sua mulher e aia de Desdémona, Iago consegue obter um lenço que a jovem esposa lhe dera para lavar, com ele pretendendo sustentar a intriga. Mais tarde, no salão nobre do Castelo do Governador de Chipre, Desdémona tenta uma vez mais obter junto de Otello o perdão para Cássio, sem suspeitar da trama tecida por Iago. Para sua surpresa, Otello enfurece-se e expulsa-a da sua presença. Entretanto, Iago prossegue a intriga, levando Otello a testemunhar uma sua conversa com Cássio onde este lhe fala dos seus amores por uma cortesã, referindo o lenço que dela recebera. O nome da cortesã passa despercebido a Otello que julga ver confirmada a traição de Desdémona. É então que Iago lhe mostra o lenço que havia roubado, o que leva à fúria de Otello que, durante a receção ao Embaixador Veneziano, maltrata a mulher publicamente. Esse Embaixador vinha incumbido duma missão do Senado que reclamava a presença de Otello, devendo o governo da ilha ficar entregue a Cássio durante a sua ausência. Louco de ciúme e de raiva, Otello decide matar Desdémona encarregando Iago da morte de Cássio – ação que Cássio passa ao seu aliado Rodrigo.
O 4.º Ato passa-se nos aposentos de Desdémona. Ela sente uma angústia terrível. Reza fervorosamente, despede-se de Emília e deita-se. Otello entra silenciosamente e acusa-a de o trair com Cássio. Apesar de Desdémona afirmar a sua inocência, Otello mata-a. Aparece então Emília com a notícia de que Rodrigo fora morto por Cássio. Ao ver Desdémona assassinada, Emília revela a Otello a perfídia de Iago. Otello fica desesperado e põe termo à vida.
Bilheteira São Carlos
Contacte-nos via telefone:
[+351] 213253045 / [+351] 213253046
ou email: reserva.bilhetes@saocarlos.pt
Morada
Teatro Nacional de São Carlos
Rua Serpa Pinto, n.º 9
1200-442, Lisboa