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Concerto Comemorativo dos 300 Anos do Patriarcado de Lisboa
Teatro Nacional de São Carlos
25 de novembro, 21h
Criado em 1713 por decreto de D. João V, o Real Seminário de Música da Patriarcal de Lisboa viria a ser a mais importante e influente Escola de Música do país antes da criação do Conservatório Nacional em 1835. A par da contratação de músicos estrangeiros, tais como Domenico Scarlatti, Giovanni Giorgi ou David Perez, o Real Seminário tinha, como primeiro objetivo, fornecer uma sólida formação musical aos jovens músicos portugueses. O terramoto de 1755 não só destruiu o edifício como a sua riquíssima biblioteca recheada de manuscritos de incalculável valor musical e patrimonial.
Com as Invasões Francesas e a partida da corte para o Brasil em 1807, o Real Seminário entrou em lento declínio.
Porém, foi das classes do Real Seminário que saíram quase todos os compositores portugueses setecentistas, bem como numerosos cantores e organistas que viriam a ocupar importantes posições em múltiplas instituições luso-brasileiras.
A primeira parte deste concerto é integralmente preenchida por obras religiosas de compositores que, de uma forma ou de outra, estiveram intimamente associados à instituição fundada pelo Rei Magnânimo. De Carlos Seixas (1704-1742), compositor coimbrão que se notabilizou sobretudo pela sua vasta produção de sonatas para instrumentos de tecla, será cantado o Credo da sua Missa em Sol Maior, de Francisco António de Almeida (1745-1799) uma ária de La Giuditta, oratória estreada em Roma em 1726 e obra do mais alto nível da música barroca portuguesa, de João de Souza Carvalho (1745-1799), Primeiro Mestre da Capela do Seminário, dois excertos da Missa a 4 Vozes e do Te Deum e de António Leal Moreira (1758-1819), Mestre Capela da Patriarcal e primeiro diretor do Teatro Real de São Carlos, encerraremos a primeira parte com dois excertos do seu Te Deum Laudamus, composto em 1786.
Na segunda parte deste concerto comemorativo será interpretado o Te Deum em Ré maior P04.08 de Marcos Portugal (1762-1830), Mestre de Música do Seminário da Patriarcal e porventura o compositor português cujas obras no seu tempo maior difusão tiveram no estrangeiro. Composto expressamente para celebrar o nascimento do infante D. Miguel, o Te Deum foi estreado a 14 de Novembro de 1802 no Palácio de Queluz por ocasião do batizado do infante.
Carlos Seixas
Missa para solistas, coro e orquestra de cordas
III. Credo
— Patrem Omnipotentem
— Et Incarnatus Est
— Crucifixus
— Et Resurrexit
— Fuga, Et Vitam Venturi
Francisco António de Almeida, La Giuditta: Saggio nocchiero
João de Sousa Carvalho
Missa a Quatro Vozes: IV. Quoniam Tu Solus
Te Deum, n.º 6. Gloriosus
António Leal Moreira
Te Deum Laudamus
Sinfonia
N.º 15 Dignare, Domine
N.º 17 Tantum Ergo
Marcos Portugal
Te Deum P04.08
Direção Musical
Rui Pinheiro
Soprano
Sandra Medeiros
Contralto
Cátia Moreso
Tenor
Mário João Alves
Baixo
Rui Baeta
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro Titular Giovanni Andreoli
M/6
Bilheteira São Carlos
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