- TNSC
- OPArt
- QUEM SOMOS
- ORGÃOS SOCIAIS
- DOCUMENTOS LEGAIS
- PROTEÇÃO DE PARENTALIDADE
- REGULAMENTO DE PREVENÇÃO E COMBATE AO BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS E AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO
- REGULAMENTO ÉTICA E CONDUTA IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO
- PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO E NÃO DISCRIMINAÇÃO
- PLANO PARA A IGUALDADE 2022
- PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO 2021
- RELATÓRIO ANUAL PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO 2022
- REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DE CORREIO ELETRÓNICO
- TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
- DIRETOR ARTISTICO
- ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
- CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
- QUEM SOMOS
- PRODUÇÕES PARA ALUGUER
- CENTRO HISTÓRICO
- ORGANISMOS ASSOCIADOS
- CONTACTOS
- OPArt
- PROGRAMAÇÃO
- TEMPORADA 2023-2024
- TEMPORADAS ANTERIORES
- TEMPORADA 2022—2023
- TEMPORADA JAN JUN 2022
- TEMPORADA SET DEZ 2021
- TEMPORADA 2020 2021
- PROGRAMAÇÃO SETEMBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO OUTUBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO 2020
- PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2021
- PROGRAMAÇÃO FEVEREIRO 2021
- PROGRAMAÇÃO MARÇO 2021
- PROGRAMAÇÃO ABRIL 2021
- Programação MAIO 2021
- São Carlos Volta a Sua Casa
- Transmissões online
- Concerto 5.09.2020 — ONLINE A 29 JAN, 21h
- La Wally 14.10.2020 — ONLINE A 31 JAN, 16h
- Concerto 12.09.2020 — ONLINE A 5 FEV, 21h
- Concerto 14.01.2021 — ONLINE A 7 FEV, 16h
- Concerto 28.06.2020 — ONLINE A 12 FEV, 21h
- Concerto 14.07.2020 — ONLINE A 14 FEV, 16h
- Concerto 23.12.2020 — ONLINE A 19 FEV, 21h
- Maria Stuarda 29.1.2020 — ONLINE A 21 FEV, 16h
- Concerto 22.9.2018 — ONLINE A 26 FEV, 21h
- La Traviata 14.06.2018 — ONLINE A 28 FEV, 16h
- Recital de Canto e Piano — ONLINE A 5 MAR, 21h
- Entrudo o Vento Levou — ONLINE A 7 MAR, 16h
- Um Cancioneiro I — ONLINE A 12 MAR, 21H
- Entrudo o Vento Levou — ONLINE A 14 MAR, 16H
- No Meu Baú
- Bocas e Cenas
- ABC… Compositores!
- Transmissões online
- Festival CriaSons 2020
- Temporada 2019 2020
- Devolver Confiança
- o que é que a ópera tem
- #SãoCarlosEmSuaCasa
- GALA DE ÓPERA 26 e 28 JUNHO 2020
- CONCERTO DE CÂMARA 10 JUNHO 2020
- Temporada Lírica 2019 2020
- Temporada Sinfónica 2019 2020
- Temporada de Câmara 2019 2020
- Temporada de Câmara Foyer 2019 2020
- Temporada Famílias 2019 2020
- Festival Antena2
- Portugal Entra Em Cena
- Temporada 2018-2019
- TEMPORADA 2017 2018
- TEMPORADA 2016 2017
- TEMPORADA 2015/2016
- TEMPORADA 2014/2015
- ESTÚDIOS VICTOR CÓRDON
- BILHETEIRA
- NOTÍCIAS
- Jornadas Europeias do Património
- Lisete Marques (1942-2023)
- Projeto de conceção para a intervenção no Teatro Nacional de São Carlos com assinatura de João Mendes Ribeiro e Atelier 15
- Rui Amado (1949-2023)
- Procedimento de Seleção para Direção Artística do TNSC
- Grace Bumbry (1937-2023)
- Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023
- José Feio
- Concerto Solidário pelas vítimas dos sismos na Turquia e na Síria
- Natalia Roubtsova 1947 2023
- ABC COMPOSITORES PRÉMIO DE INCENTIVO À CRIAÇÃO 3.ª EDIÇÃO, 2023
- Azio Corghi 1937—2022
- Dia Mundial da Ópera 25 de outubro
- Ana María Sánchez 1959 2022
- Queen Elizabeth II 1926 — 2022
- Enza Ferrari
- Preparação de um concurso para intervenção no TNSC
- BRUNO VICENTE VENCEDOR PRÉMIO ABC… COMPOSITORES!
- Dia Mundial da Criança — livestream para Escolas do 1º e 2º Ciclo
- Assinatura de Protocolo de Colaboração entre OPART e Teatro Micaelense
- Apresentação CD NAXOS Obras de Fernando Lopes Graça
- Dia Mundial da Língua Portuguesa 2022
- Madalena Moreira de Sá e Costa 1915 2022
- Sobre o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022
- Visitas Guiadas gratuitas no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022
- Récita Solidária de La bohème pelo povo ucraniano
- Cultura pela Ucrânia
- Informação para os portadores de bilhetes para La bohème
- Carlos Fonseca (1930-2022)
- José Carlos Xavier (—2022)
- Audições para reforços do Coro do Teatro Nacional de São Carlos 2022
- Svetlin Chichkov 1967 2022
- Tania Achot 1937-2022
- Audições OSP I Violinos 2022
- Estatuto dos Profissionais da Cultura
- PRR Cultura — Dia Aberto
- João Carlos de Freitas Branco Paes 1928 – 2021
- Audições para Cantores Solistas
- Edita Gruberova 1946-2021
- Em Andante Apassionato
- AUMENTAMOS A LOTAÇÃO DA SALA
- VENHA À ÓPERA COM O IVAUCHER
- Jornadas Europeias do Património 2021
- CORO DO TNSC E OSP NO ADEUS AO EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JORGE SAMPAIO
- Jorge Sampaio 1939-2021
- Atualização de Informação de reagendamento de La Bohème e Le Comte Ory
- José Afonso 1930-2021
- Elisa Lamas 1926-2021
- Olga Prats e o TNSC
- Olga Prats 1938-2021
- Graham Vick 1953-2021
- Marco Pereira vence ABC Compositores Prémio Incentivo à Criação
- 228º Aniversário do TNSC
- OPART e NOVA FCSH assinam protocolo para estudo do património do TNSC — 21.06.2021
- Ernani — Público residente fora da Área Metropolitana de Lisboa — 17.06.2021
- PLANO DE PREVENÇÃO E CONTINGÊNCIA — atualizado a 7.06.2021
- VIII Concurso Internacional de Canto Alfredo Kraus — 24.05.2021
- Concurso público para aquisição de serviços de design — 20.05.2021
- DIA MUNDIAL DO TEATRO — 27.03.2021
- CANCELAMENTO DA ÓPERA TRILOGIA DAS BARCAS
- #SAOCARLOSVOLTAASUACASA
- ATIVIDADE SUSPENSA 15 JAN-15 ABR 2021
- PRESIDÊNCIA PORTUGUESA DO CONSELHO DA UE
- CONTINUAMOS ABERTOS, COMEÇAMOS MAIS CEDO
- FUNDO DE SOLIDARIEDADE COM A CULTURA
- REAGENDAMENTO DE ESPETÁCULOS
- REGRAS E NORMAS DE SEGURANÇA
- Simplex+
- SERVIÇO EDUCATIVO E DE PEDAGOGIA
- NEWSLETTER
3 de maio, 17 horas
Robert Schumann (1810-1856)
Manfred op. 115
Ouverture, n.1 Gesang der Geister
n.4 Zwischenachtmusik, n.7 Hymnus der Geister,
n. 15 Schluss-Szene Ariman’s
para solistas coro e orquestra
Concerto em lá menor
para piano e orquestra, op. 54
Piotr I. Tchaikovsky (1840-1893)
Sinfonia Manfred, op. 58
Direção musical
Pedro Neves
Piano
Teresa da Palma Pereira
Soprano Carla Simões
Meio-soprano Carolina Figueiredo
Tenor João Pedro Cabral
Baixo André Henriques
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro titular do Coro Giovanni Andreoli
No século XIX foi colossal o impacto de Lord Byron, poeta e herói transgressor que afrontou a moral estabelecida e morreu no combate pela libertação da Grécia. Childe Harold’s Pilgrimage lançou, em 1812, o modelo do «herói byroniano» de que Manfred seria em 1817 o arquétipo: o jovem de emoções tempestuosas que foge à sociedade e vagueia atormentado por um sentimento de culpa devido a misteriosos pecados do seu passado. Manfred inspirou a Schumann a mais notável das suas aberturas e música de cena (1848) e a Tchaikovsky a mais descritiva das suas sinfonias (1885). Este programa inclui ainda o mais amado dos concertos para piano, indissociável do amor de Schumann pela sua eterna musa, Clara Wieck.
Concertos já realizados:
11 de janeiro, 17 horas
Samuel Barber (1910-1981)
Adagio para Cordas
John Adams (1947)
Doctor Atomic Symphony para orquestra
Dmitri Shostakovich (1906-1975)
Sinfonia n.º 5 em Ré menor
op. 47 para orquestra
Direção musical
Joana Carneiro
Orquestra Sinfónica Portuguesa
O concerto sinfónico, agendado para 11 de janeiro, às 17:00, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, é descrito por Joana Carneiro como sendo estruturado a partir do Conflito. Segundo a maestrina titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa, o fio condutor das três obras que serão apresentadas no CCB é o Conflito, nomeadamente no século XX, nas suas diferentes aceções.
Desde logo, a composição central do programa, a 5.a Sinfonia de Dmitri Shostakovich, escrita num contexto fortemente adverso ao compositor natural de São Petersburgo, devido às duras críticas que o Governo da União Soviética lhe dirigira no período que precedeu a composição da obra.
Estreada a 21 de novembro de 1937, na então Leninegrado, sob a direção de Evgueni Mravinski, a 5.ª Sinfonia foi rapidamente celebrada como uma das melhores obras do compositor.
Também sob o signo do Conflito, a Sinfonia Doctor Atomic utiliza música da abertura, dos interlúdios e de algumas árias da ópera Doctor Atomic (2005), que reflete as ansiedades e angústias dos envolvidos no primeiro teste da bomba atómica em Los Alamos.
Estreada em 2007, nos Proms da BBC, sob a direção do compositor, tinha originalmente quatro andamentos e uma duração de 45 minutos, mas um ano depois o compositor reduziu-a para 25 minutos, com três andamentos que são tocados sem interrupção.
Finalmente, a obra inaugural do concerto, Adagio para Cordas, de Samuel Barber, vencedor por duas vezes do prémio Pulitzer e um dos mais galardoados e aclamados compositores americanos do século XX, interliga-se no conceito deste programa por via de uma das mais conhecidas utilizações para cinema: Platoon de Oliver Stone (1986), sobre o conflito do Vietname.
A versão para orquestra de cordas foi estreada a 5 de novembro de 1938, pela orquestra da NBC, sob a direcção de Arturo Toscanini e, por muito que Barber tenha sido acusado de conservadorismo, a verdade é que é difícil escapar ao poder emocional desta música, muitas vezes utilizada na televisão e no cinema, com destaque para O Homem Elefante de David Lynch (1980), para além do já citado Platoon.
8 de fevereiro, 17 horas
Franz Liszt (1811-1886)
A Lenda de Santa Isabel
Oratória com texto de Otto Roquette (1824-1896)
Direção musical
Arturo Tamayo
Solistas
Isabel
Carole Sidney Louis
Landgravina Sofia
Patrícia Quinta
Landgrave Luís
Luís Richard Rittelmann
Landgrave Hermano / Imperador Frederico II de Hohenstauffen
Nuno Pereira
Um Magnata Húngaro / Senescal
Diogo Oliveira
Isabel (criança)
Madalena Pombo
Luís (criança)
Duarte Guerra
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro titular do Coro do TNSC Giovanni Andreoli
Coro Juvenil de Lisboa
Maestro titular do Coro Juvenil de Lisboa
Nuno Margarido Lopes
8 de março, 17 horas
Centro Cultural de Belém
Gustav Mahler (1860-1911)
Sinfonia n.º 3
para solista, coro e orquestra
Direção musical
Joana Carneiro
Meio soprano
Maria José Montiel
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Maestro do Coro
Kodo Yamagishi
Coro Juvenil de Lisboa
Maestro titular do Coro Juvenil de Lisboa
Nuno Margarido Lopes
Bilheteira São Carlos
Contacte-nos via telefone:
[+351] 213253045 / [+351] 213253046
ou email: reserva.bilhetes@saocarlos.pt
Morada
Teatro Nacional de São Carlos
Rua Serpa Pinto, n.º 9
1200-442, Lisboa